coluna do silvestre

Saiba em que fase estão novas pontes do Parque dos Anjos

Estrutura das atuais pontes do Parque dos Anjos foi aprovada em recente análise estrutural mas pode receber melhorias após as novas travessias serem concluídas

Pelo menos no papel está dando novos passos o processo que visa a duplicação das famosas pontes sobre o Arroio dos Ferreiros e gargalo do trânsito nos horários de pico entre o Parque dos Anjos e a região do Aldeião, razão da irritação de todos os dias de motoristas e passageiros de automóveis e do transporte coletivo, entre outros.

A ideia é que até o final do ano máquinas e operários estejam “a milhão” no local, erguendo muros de contenção e mexendo em ferro e concreto para dar forma às travessias mais reivindicadas das últimas duas décadas, capazes de resolver pelos próximos 20 anos o caos que se estabelece no trecho até nos finais de semana.

O que está acontecendo, por estes dias, é a fase de levantamento que deve embasar o pedido de licenciamento ambiental, a ser encaminhado peloa Prefeitura. Traduzindo: Está sendo apurado quais espécies e quantas árvores terão que ser tiradas da área da obra, se isso vai ser necessário, e como vai se dar a compensação, para que o trabalho seja autorizado.

 

Muros de contenção

 

Foi o que contou ao colunista, agora à tarde, o secretário da Mobilidade Urbana de Gravataí, engenheiro Alison Silva. Este levantamento e a feitura do projeto que vai embasar o pedido de licenciamento ambiental está a cargo de uma empresa contratada a título de contrapartida por um empreendedor imobiliário.

A “faixa” de vegetação que terá que ser removida, total ou parcialmente, fica no lado direito da avenida Centenário no sentido Parque dos Anjos-Centro de Gravataí. No mesmo lado o plano é erguer muros de contenção para os aterros que serão necessários, barateando a obra.

Como assim reduzindo os custos? É que os tais muros de contenção – pelo que explicou o secretário Alison Silva – são mais baratos do que eventuais indenizações que deveriam ser pagas no caso de desapropriações de áreas que ficam próximas das pontes.

 

A licitação

 

Por outro lado, o projeto executivo, que diz respeito especificamente à obra das novas pontes e que está sendo executado pela Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente deve ficar pronto nos próximos 30 dias. A Bourscheid é a mesma empresa que já havia elaborado projeto para tais obras lá em 1998.

E que o Daer, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, autarquia ligada ao governo do estado, não executou. Se ainda existirem os desenhos, o que deve estar sendo feito pela contratada é a digitalização do projeto, já que a avenida não mudou, o arroio não mudou, e as pontes que já existiam, são as mesmas.

Com o licenciamento ambiental em mãos, e com o projeto executivo pronto, a Prefeitura espera lançar até agosto que vem a licitação para contratação da empresa que vai executar a obra física. Daí até o final do ano são mais quatro meses, espaço de tempo suficiente para que a empresa vencedora da licitação comece a trabalhar.

 

Mais de ano

 

Mesmo tudo correndo bem, segundo o secretário Alison confidenciou, a administração municipal de Gravataí trabalha com a estimativa de que as novas pontes possam ser entregues ao tráfego de veículos, para felicidade geral de quem necessita cruzar pelo local todos os dias, num prazo de 12 a 16 meses.

— Estamos confiantes que esta obra vai sair dentro do prazo que estamos projetando — disse Alison.

Segundo o secretário da Mobilidade Urbana de Gravataí, o investimento na construção das duas novas pontes deve ficar na faixa dos R$ 10 milhões, valor que pode diminuir se o governo municipal não necessitar fazer indenizações por eventuais áreas desapropriadas.

 

AS PONTES VELHAS

 

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Depois de concluídas as novas pontes do Parque dos Anjos a administração municipal deve proceder uma nova avaliação técnica para definir o que vai ser feito com as atuais estruturas.

 

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De acordo com o secretário Alison Silva, uma recente análise estrutural apontou que as duas pontes atuais estão em boas condições.

 

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Isso significa que, depois de as novas estarem prontas, as atuais pontes podem passar por um processo de revitalização até para melhorar o aspecto nas laterais e o piso de rolamento dos veículos.

 

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O tamanho das novas pontes do Parque dos Anjos

 

A estrutura

 

O que está sendo projetado:

 

: Obras numa extensão total de 220 metros, sendo 30 metros para cada uma das travessias e outros 160 de vão entre as duas pontes (aterro).

 

: Além das pistas de rolamento (dos veículos) e de passeio (pedestres) a obra deverá ter proteção do tipo guarda-corpos e pista para ciclovia.

 

 

 

 

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