política

Santa Casa administrando UPAs é a notícia do ano em Gravataí; É grife em gestão e vacina contra corrupção

Prefeito e superintendente assinaram contrato e complexo hospitalar já deu início ao gerenciamento dos serviços pré-hospitalares | Foto CAROL BARCELOS | PMG

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que administra o Dom João Becker, único hospital SUS de Gravataí, assumiu a gestão das UPAs. Reputo a notícia do ano. É uma ‘grife’ da saúde administrando as principais portas de entrada de pacientes, além de ser uma vacina contra corrupção, num mercado cheio de escândalos.

O grupo hospitalar já assumiu a administração das unidades de pronto atendimento da 74 da Av. Dorival de Oliveira e das Moradas, na ERS-020, que atendem em média mais de 12 mil pacientes por mês.

– É a excelência do atendimento da Santa Casa também na estrutura pré-hospitalar. Um único prestador de serviço fará a gestão das três portas de entradas, o hospital e as UPAs, o que contribui com a organização da rede de urgência e emergência SUS em Gravataí. Unifica o fluxo de atendimento de urgência e emergência – resumiu o prefeito Luiz Zaffalon, que após a assinatura do contrato de prestação de serviços já foi até a UPA das Moradas para conferir presencialmente o início da gestão.

– Estamos ampliando a parceria com o gestor municipal e possibilitando que os sistemas possam atuar de maneira integrada. A população de Gravataí será a grande beneficiada nesse processo – projeta o superintendente do HDJB, Antonio Weston.

– A administração das UPAs feita pela Santa Casa trará toda a expertise do grupo hospitalar, bem como a retaguarda do complexo em Porto Alegre, para os casos em que houver necessidade e aprovação junto à regulação estadual para a transferência de pacientes por meio do GERINT (Sistema de gestão de internações) – disse o secretário da Saúde, Régis Fonseca.

– As UPAs se tornarão uma extensão da Santa Casa, melhorando significativamente o acesso da população e unificando os procedimentos da rede de urgência e emergência.

Ao fim, depois do início das obras de ampliação da Emergência e o anúncio de um novo hospital, que reportei em A Santa Casa chegou em Gravataí: nova Emergência, UTI e um segundo hospital; A obra começou, além da inauguração da nova UTI na próxima segunda-feira, é mais um símbolo de que a Santa Casa “é de Gravataí”.

Como mostrei em O papel de Marco Alba para vinda da Santa Casa e a garantia do SUS no hospital de Gravataí, é o que planejou o ex-prefeito quando articulou para evitar que o HDJB, único hospital SUS de Gravataí, fosse vendido para um grupo privado, e inclusive aumentou em R$ 10 milhões o contrato com hospital para atrair a Santa Casa.

Como trato na abertura deste artigo, reputo que, além da referência nacional em gestão na saúde, a Santa Casa é uma vacina contra corrupção em um mercado trevoso. É só consultar o Dr. Google. Não há escândalos envolvendo a ‘grife’ da saúde. Já relacionado a outros grupos, como o Gamp, que administraram UPAs na região, tem até gente presa.

 

Assista como foi início de obras da nova Emergência

 

LEIA TAMBÉM

Gravataí terá ’novo hospital’; Santa Casa projeta complexo hospitalar no entorno do Becker

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade