Reviravolta na interminável novela do compra-vende-nega-confirma Hospital Dom João Becker. De ‘cocheira’ o colunista recebeu agora, de fonte quentíssima, a informação de que a instituição até então menos cotada, apurou o passo e entrou no páreo para assumir o controle do único hospital da aldeia dos anjos.
É isso mesmo!
O negócio está muito mais, sim, para a Santa Casa de Misericórdia do que para os outros dois grupos que estão, ou estavam, negociando com a Sociedade Educação e Caridade (SEC), entidade beneficente da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, mantenedora do Dom João Becker.
E depende, pelo que fiquei sabendo, quase que exclusivamente da Prefeitura de Gravataí. Veja logo abaixo…
A fonte que me confirmou o interesse da Santa Casa não quis falar quanto por cento de certa é a transferência do controle para a instituição de Porto Alegre, que já mantem sete hospitais na área central da capital. Mas assegurou que, pela SEC, há interesse no negócio.
No começo de março passado o assessor administrativo da SEC, Iron Müller, afirmou ao Seguinte: que as duas instituições possuem fortes ligações pelo fato de a fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Bárbara Maix, ter atuado junto à Santa Casa.
Entretanto, ele afirmou na entrevista que outros dois grupos estavam à frente nas negociações, um deles de fora do Rio Grande do Sul, mais precisamente de São Paulo pelo que foi possível apurar, e que a Santa Casa estaria em terceiro lugar no ranking dos prováveis adquirentes do HDJB.
LEIA TAMBÉM:
EXCLUSIVO | Saiba tudo sobre a venda do Hospital de Gravataí
A Prefeitura
A fonte que me antecipou na manhã desta quarta (11/4) a informação disse, também, que o desfecho está ‘nas mãos’ da administração municipal. E explicou que foram feitas solicitações, pela administração da Santa Casa, à Prefeitura, relacionadas principalmente ao relacionamento do governo com o hospital, especialmente a manutenção dos convênios e, obviamente, repasse de valores – cuja compradora espera um aumento no aporte de recursos.
A Prefeitura de Gravataí, através da sua assessoria de comunicação, preferiu não se manifestar a respeito.
No conjunto das negociações o que está certo é que a Santa Casa de Misericórdia assumiria o Hospital Dom João Becker ‘de porteira fechada’. Ou seja, bens móveis e imóveis, ativos e passivos, com manutenção dos funcionários e possível ampliação dos serviços prestados (a ser avaliado ainda).
O mais importante que a fonte me contou:
— Mantem a filantropia, o percentual não sei. O mínimo é 60%.
Traduzindo: Hoje a SEC mantem um atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) da ordem de 80%. O mínimo previsto legalmente é de 60%.
Então, agora, aguardemos pelos próximos capítulos.
OS HOSPITAIS DA SANTA CASA
Santa Clara
São José
Pereira Filho
São Francisco
Santa Rita
Santo Antônio
Dom Vicente Scherer