Nesta terça-feira, às 19h30, o Quilombo Manoel Barbosa recebe a comunidade para uma noite especial de celebração cultural em Gravataí. O encontro marca a visita ao quilombo e integra a programação do lançamento do livro “Colcha de Memórias – Mulheres Artistas: histórias que inspiram”, obra escrita pela advogada e pesquisadora Viviane Peixoto Hunter.
O sarau, realizado em um dos territórios tradicionais mais importantes de Gravataí, destaca o papel da arte como instrumento de memória, identidade e resistência. Entre as vozes presentes no projeto, ganha protagonismo a liderança quilombola Carmen Lucia dos Santos, uma das personagens entrevistadas pela autora e figura central na preservação da história e da luta de sua comunidade.
A atividade integra um conjunto de ações culturais viabilizadas com recursos da Lei nº 14.399/2022 (Política Nacional Aldir Blanc), por meio de edital público da Prefeitura de Gravataí. O evento reforça o compromisso com a valorização das memórias femininas, especialmente aquelas que surgem das margens, dos territórios de tradição e das culturas populares.
LEIA TAMBÉM





