SAÚDE

Iniciativa implementada em Gravataí viabiliza consultas diárias por telemedicina, amplia assistência médica e garante atendimentos nas Unidades de Saúde

Atenta às principais demandas de usuários do sistema de saúde municipal, a Prefeitura de Gravataí viabiliza diariamente consultas por telemedicina à população nas unidades de saúde. Com mais de mil consultas à distância realizadas dentro de um mês, o modelo implementado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em 2023 consolidou-se como uma importante ferramenta de apoio para a ampliação da assistência médica e para a otimização de atendimentos, de forma a também mantê-los em situações de afastamento, férias ou licenças de médicos que atuam na Atenção Básica. 

“Os teleatendimentos representam um avanço importante para a saúde de Gravataí. Não queremos que haja interrupção nos atendimentos médicos. Com essa medida, buscamos aliar as tecnologias existentes junto às necessidades observadas pela nossa rede, sempre buscando evoluir e aperfeiçoar nosso sistema de saúde”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

A SMS reforça que o serviço de telemedicina possui a mesma importância e relevância das consultas presenciais. Antes da consulta médica, o usuário tem seus sinais vitais verificados durante o primeiro atendimento na unidade de saúde – além disso, uma técnica de enfermagem acompanha toda a teleconsulta com o paciente, de modo a auxiliar em caso de necessidade ou elucidar eventuais dúvidas.

O médico responsável pelo atendimento pode fazer diagnósticos, fornecer atestados, receitar medicações e solicitar exames e encaminhamentos necessários, com o incremento dos recursos tecnológicos como aliado na atenção à saúde. A pasta ainda lembra que, da mesma forma que os atendimentos presenciais, é importante que o usuário faça a comunicação prévia com até 48 horas de antecedência junto à unidade de saúde caso não possa comparecer à consulta. Desta forma, o atendimento é liberado para outra pessoa que também esteja precisando.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade