Alunos da EMEF Alberto Pasqualini, acompanhados de seus professores, participaram de uma saída pedagógica promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e a Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí (APB-VG).
A atividade envolveu um passeio de barco-escola pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, a maior unidade de conservação do Rio Grande do Sul, com apresentações sobre temas relacionados à preservação ambiental. Durante o trajeto pelo Rio Gravataí, os alunos participaram de palestras sobre “Destinação Correta dos Resíduos” e “Histórico e Panorama do Rio Gravataí”.
O principal objetivo da atividade foi proporcionar aos estudantes uma vivência direta com a natureza, além de sensibilizá-los sobre a importância da preservação do rio e do meio ambiente de maneira geral.
As últimas saídas pedagógicas do ano, previstas até o dia 18 de novembro, integram o cronograma da SMED e estão sendo realizadas com escolas municipais, com o apoio da SEMA.
Maria Sirlei Vargas Marques Teichmann, diretora da EMEF Alberto Pasqualini, expressou sua gratidão pela oportunidade de envolver os alunos nesse processo educativo. “Nossos alunos precisam conhecer o Gravataí, esse ambiente tão rico, mas que exige cuidados. É fundamental despertar a consciência ecológica neles”, afirmou. Ela completou: “A visita foi extremamente produtiva e esclarecedora, tanto para os alunos quanto para os professores. A especialista que conduziu a saída de campo levou todos a refletirem sobre a necessidade de conhecer para cuidar. Nossas belezas naturais são uma responsabilidade de todos”, concluiu.
Eduardo Werpp, professor de Biologia e Ciências da SEMA, também ressaltou a importância da atividade: “Essas saídas de campo são experiências valiosas, pois proporcionam um contato direto com o meio ambiente, promovendo uma aprendizagem mais profunda e integrada sobre o Rio Gravataí, que desempenha um papel fundamental no equilíbrio ambiental e no bem-estar da comunidade.”
A ação é parte do Projeto “Rio Limpo”, que visa promover a educação ambiental e a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais, especialmente o Rio Gravataí, um dos principais rios da região.