SAÚDE

Saiba o bairro onde Gravataí aplica vacina antirrábica em cães e gatos após caso positivo de morcego com raiva

A Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (Viam), ligada ao Departamento de Vigilância em Saúde (Viemsa) de Gravataí, realizou a vacinação de cães e gatos na Travessa Ipanema, no bairro Vila Morada Gaúcha, devido ao diagnóstico de raiva em morcego no local. Ao menos 18 cães e gatos foram imunizados como forma de prevenção contra a doença entre ontem e hoje. 

A médica veterinária Kennya Souto Maior Zingano explica que os morcegos são animais silvestres potencialmente transmissores do vírus da raiva. A doença é transmitida aos humanos pela saliva de morcegos contaminados em caso de mordedura, arranhadura, lambedura ou contato direto (tocar nas mãos ou outras regiões do corpo). 

“Sempre reforçamos e orientamos que a população não coloque a mão em morcegos em hipótese alguma. Se possível, é importante que o cidadão cubra o animal com um balde ou objeto semelhante e acione a Vigilância Ambiental em Saúde”, complementa o também médico veterinário Marco Antônio Rocha Pereira. 

Aqueles que têm cães e gatos devem ficar atentos e vacinar seus animais. A vacina antirrábica deve ser realizada todos os anos como forma de prevenção contra a raiva. Em casos de exposição, a recomendação é procurar orientações junto ao médico veterinário.

Orientações

Os profissionais de saúde lembram que qualquer espécie de morcego, quando infectada, pode transmitir o vírus da raiva, independentemente de seus hábitos alimentares. “A maioria das pessoas acha que apenas os morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) transmitem raiva, o que é um erro. Morcegos frugívoros, nectarívoros/polinívoros e insetívoros também podem ser vetores da doença”, salienta Kennya. O registro positivo de morcego com raiva em Gravataí, por exemplo, foi da espécie Tadarida brasiliensis, que se alimenta de insetos. 

Nos próximos dias, o órgão pretende realizar orientações de saúde para empresas próximas ao local onde houve o recolhimento do animal positivo para a raiva. Desde o início deste ano, 15 espécimes de morcego foram coletados, todos em residências e empresas localizadas em diferentes bairros da cidade.  

Fique atento

Ao encontrar um morcego caído no chão, vivo ou morto, ou pendurado em local baixo, durante o dia, entre em contato com a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, para que a equipe técnica proceda ao recolhimento do(s) animal(is). 

Na situação de adentramento (entrada de morcegos no interior de edificações), deve-se avaliar o risco de exposição do paciente. A profilaxia da raiva, com uso de soro e vacina, deve ser indicada nos casos de contato com o morcego e, também, nos casos duvidosos, em que não é possível descartar o contato, como, por exemplo, quando o informante se deparar com um morcego no interior de sua casa ao acordar.

O que fazer em caso de contato com morcego

– Em caso de mordedura, arranhadura ou lambedura, lave o ferimento imediatamente com água corrente e sabão;
– Procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima;
– Realize a profilaxia antirrábica indicada, sem interrupção do tratamento.

Remoção de morcegos

O serviço de desalojamento de colônias de morcegos em instalações residenciais (como no forro de casas, por exemplo) deve ser contratado junto à empresa especializada ou profissional devidamente habilitado para a execução do serviço. A Prefeitura de Gravataí não disponibiliza este serviço. 

Importância ecológica

Os morcegos são animais silvestres protegidos por lei, portanto, seu manejo e/ou controle devem seguir as legislações em vigor. Além disso, morcegos exercem um importante papel ecológico no controle de insetos, polinização de plantas e dispersão de sementes.

Orientações

Para maiores esclarecimentos ou informações sobre morcegos, o cidadão pode acionar a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, por meio do telefone (51) 3600-7740 ou 3600 – 7742 ou pelo e-mail sms.ambiental@gravatai.rs.gov.br.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade