RAFAEL MARTINELLI

Secretário de Zaffa promete a vereador que em 120 dias Gravataí terá restaurante popular a 1 real

Secretário Artemio Airoldi recebeu vereador Cláudio Ávila em seu gabinete

Recebo do gabinete do vereador Cláudio Ávila (UB) o release Como vai funcionar o Restaurante Popular de Gravataí, anunciando promessa de secretário do governo Luiz Zaffalon (PSDB) de que Gravataí terá novemente um restaurante popular com comida a 1 real para os mais pobres.

Reproduzo na íntegra e, abaixo, concluo.

 “(…)

Gravataí está muito perto de voltar a ter um restaurante popular. O serviço que deixou de funcionar no município em 2017 foi tema de reunião entre o vereador Cláudio Ávila e o secretário de Assistência Social, Artemio Airoldi, nesta segunda-feira (15), na sede da pasta. No encontro, foi estabelecido o prazo de 120 dias para que o local esteja funcionando. 

Para cumprir a meta, o município planeja contar com a iniciativa privada, com a criação de um selo certificando as empresas que são “Amigas do Restaurante Popular”. O endereço ainda está sendo estudado, mas já há um consenso: o serviço precisa ser prestado em uma região central de Gravataí.

De acordo com o que foi discutido na reunião, o plano será transformado em Projeto de Lei do Executivo, que deve ser apresentado à Câmara Municipal nas próximas semanas. A proposta inclui um cadastro, realizado nos Cras, para garantir uma reserva das refeições para os grupos mais carentes. A alimentação, no entanto, será disponibilizada para todos. A projeção é que sejam servidos 150 almoços de segunda a sexta e 75 aos sábados e domingos. 

“É importante destacar que o Restaurante Popular não é assistencialismo, mas sim uma política assistencial. Não se trata de fornecer alimentação de forma gratuita, mas possibilitar um preço popular para aquelas pessoas que estão na labuta diária, com dinheiro contado e que lhes falta comida para seguir no trabalho que já desenvolvem ou em busca de trabalho para lhes trazer dignidade”, comentou Cláudio Ávila.

Assessora do deputado federal Luiz Carlos Busato, Natália Fonseca participou da reunião e garantiu que o parlamentar também buscará recursos para viabilizar o restaurante. “Vamos buscar emendas e também o auxílio da iniciativa privada para transformar o projeto em realidade”, revelou Natália.

“O Restaurante Popular será um instrumento  do município, calcado na assistência social para dar ao cidadão um auxílio em sua luta diária. Uma possibilidade do ser humano se alimentar de forma digna, pagando do seu bolso, mas com um preço que se enquadre em sua possibilidade. No passado, quando a gestão anterior o fechou, era cobrado apenas 1 real. Creio que nesse novo momento este valor deve ser atualizado. É importante assistir o cidadão, mantendo altiva a sua dignidade”, completou Cláudio.

(…)”

Sigo eu.

Pelas informações publicizadas, é preciso correr atrás de parceiros privados e públicos. Natália Fonseca, assessora do deputado Busato e esposa de Ávila, informa no texto que vai buscar verbas de emendas.

Também ainda não há local definido.

Mas, como a garantia vem de um secretário do prefeito e foi divulgada com a fidúcia de um vereador da base de governo, reputo resta como um compromisso do prefeito.

Prazo tem: até 120 dias.

Na Copa de 58, após Feola explicar na prancheta o que o Brasil tinha que fazer para derrotar a União Soviética, Garrincha perguntou: “O senhor já combinou com os russos?” Torçamos que secretário e vereador tenham combinado com o treinador. No caso, Zaffa. Será uma grande notícia.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade