As obras do primeiro Posto de Coleta de Sangue de Gravataí chegaram a 80% de conclusão, e a previsão é que o novo espaço entre em funcionamento em janeiro de 2026. Localizado junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na parada 74, o posto vai garantir que os doadores não precisem mais se deslocar a outras cidades para realizar o gesto solidário, além de atrair doadores de municípios vizinhos.
A nova unidade receberá o nome de Amanda de Souza Schussler, em homenagem à menina que lutou bravamente contra a leucemia e se tornou símbolo das campanhas de doação de sangue em Gravataí.
Emenda e parceria regional
A construção do posto foi viabilizada por meio de emenda parlamentar articulada pela vereadora Anna Beatriz da Silva, em parceria com o deputado estadual Dimas Costa e o prefeito Luiz Zaffalon. Nesta quarta-feira (5), Anna Beatriz e Dimas acompanharam o andamento das obras ao lado do secretário da Fazenda, Davi Severgnini, que representou o prefeito, em agenda no Rio de Janeiro.
Durante a visita, engenheiros responsáveis pelo projeto apresentaram detalhes técnicos da estrutura e esclareceram dúvidas das autoridades e da imprensa. Dimas articulou a presença de parlamentares de cidades da região metropolitana que também serão beneficiadas com o novo serviço, reforçando o caráter regional da iniciativa.
Estiveram presentes os vereadores Alex Peixe, Roger Corrêa, Márcia Becker, Cláudio Ávila e Guarda Moisés (Gravataí); Jussara Caçapava (Cachoeirinha); Jefferson Otto (Canoas); Vanderlei Carvalho, o Vandeco (Glorinha); Alexandre Espeto (Alvorada); e Marcos Caninha, primeiro suplente de vereador de Alvorada.


“Política boa é a que salva vidas”
Para a vereadora Anna Beatriz, a conclusão da obra representa a realização de um sonho coletivo e o fortalecimento da rede de saúde pública local.
“Política boa é a que salva vidas. Estou muito feliz por ver esse sonho de tantos anos se tornando realidade. Essa é a conquista e o maior legado que quero deixar do meu mandato para Gravataí e para toda a nossa região”, destacou.
Com o novo posto, Gravataí se tornará referência na doação e coleta de sangue, fortalecendo a estrutura de atendimento emergencial e hospitalar. O espaço contará com salas de triagem, coleta e armazenamento, atendendo a padrões técnicos da rede estadual de hemocentros.
LEIA TAMBÉM
Amanda vive: Gravataí homenageia menina símbolo da solidariedade com Posto de Coleta de Sangue
Assista ao vídeo produzido pela SEGUINTE TV, que mostra como está a obra e o que disseram presentes.





