O Dom João Becker obteve a revalidação de seu certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade que atesta a qualidade de processos assistenciais. Por mais dois anos, o hospital de Gravataí vai poder estampar o selo de “Acreditado” (ONA I). A revalidação é consequência de melhorias ocorridas gradativamente, desde que a Santa Casa de Porto Alegre adquiriu o hospital, em agosto de 2018.
Considerada a principal avaliadora em hospitais brasileiros, a ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), entidade internacional que certifica o serviço de saúde em países como Estados Unidos, Canadá, França e Reino Unido. Em seus 64 anos de existência, é a primeira vez que o HDJB revalida um selo desse gênero. Na prática, a conquista consolida os avanços, no que diz respeito ao atendimento de pacientes.
Desde que a Santa Casa assumiu o HDJB, vários protocolos e processos foram implementados, não só na assistência, mas também na área administrativa.
– A revalidação mostra o amadurecimento da gestão do nosso hospital. Ainda temos um longo caminho a percorrer, pois queremos daqui a dois anos subir um degrau e obter a ONA nível dois. Mas sabemos que o foco e a determinação de nossas equipes estão na direção certa – afirma o superintendente do HDJB, Antonio Weston.
Cerca de 80% das instituições acreditadas no Brasil adotam os padrões da ONA em sua governança. São hospitais, laboratórios, ambulatórios, serviços de pronto atendimentos, entre outras organizações do segmento de saúde. Para certificar um hospital, os avaliadores da ONA percorrem a trajetória do paciente dentro da instituição, avaliando cada ponto da jornada, desde a entrada na emergência até o pós-operatório, por exemplo.