A realidade aponta e o mercado de trabalho também: aprender um segundo idioma deve estar entre as metas. De acordo com uma pesquisa da British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês e somente 1% da população possui fluência na língua.
– Em pleno século XXI as pessoas ainda têm dificuldade de usar tudo que está disponível para aprender inglês. No entanto, tendo um pouco de interesse e organização pode fazer com que o indivíduo se aproprie do inglês de forma efetiva e satisfatória. N existem milagres, a dedicação é imprescindível – salienta a coordenadora dos cursos de inglês do Senac Gravataí, Cleide Caetano.
A coordenadora destaque que a tecnologia pode ser de grande ajuda nesse processo e vários aplicativos auxiliam desde a parte gramatical até a fala e audição.
– Existem muitos podcasts disponibilizados na internet todos os dias. Os aplicativos estão cada vez mais intuitivos, atrativos e ajudam desde como escrever corretamente até como falar com a melhor pronuncia possível –indica Cleide, destacando que alguns anos atrás não se tinham tantos recursos extras.
Filmes e séries assistidos com áudio original em inglês e músicas também são métodos mais tradicionais de aprendizagem do idioma. Porém, a coordenadora alerta que para a questão gramatical as músicas não são a melhor forma de aprender a língua.
– Na letra de música, é aceitável o uso incorreto da gramática, já que é uma expressão artística. Isso algumas vezes pode levar ao erro gramatical, visto que a pessoa sem orientação e desavisada pode reproduzir tal e qual como escuta nas músicas. Claro que as músicas podem ser mais um aliado na aprendizagem, mas é importante que se entenda que escrever corretamente também é parte do processo, e para esta questão é importante saber que as músicas podem conter erros
gramaticais.
No Senac Gravataí, são aplicadas metodologias ativas e todas as formas de aprendizagem. Os docentes se atualizam constantemente em novas ideias e práticas de ensinar e aprender. Cleide aponta que são utilizadas diversas ferramentas de aprendizagem nas aulas, como livros, plataformas on-line, músicas, jogos variados, séries, podcasts, filmes, livros, ted talks, entre outros.
– Estando fora ou dentro da escola, estamos sempre incentivando a sala de aula invertida e o protagonismo dos alunos em todo o processo – finaliza Cleide.
Para os interessados nos cursos de inglês ofertados pelo Senac Gravataí, mais informações podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/gravatai, pelo telefone (51) 3822.3200 ou ainda pelo WhatsApp (51) 98900-0805. O Senac Gravataí fica localizado na avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 480 – Centro.