saúde

Serviço modelo faz Gravataí reduzir indíce de Aids

Testes rápidos agilizam detecção e tratamento

Dezembro foi marcado por diversas ações que tiveram como objetivo informar os brasileiros sobre medidas de prevenção e assistência ao vírus HIV, Aids e IST’s (infecções sexualmente transmissíveis). O Dezembro Vermelho foi criado a partir da Lei 13.504, sancionada em 2017 e remete ao Dia Mundial Contra a Aids, celebrado em todo mundo desde 1988 no dia 1° do mês.

Mesmo com o término da campanha, a população deve seguir atenta com os cuidados através da utilização da camisinha, ainda considerado o melhor método para prevenir IST’s. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 135 mil pessoas possuem o HIV e não sabem, o que serve de alerta quando o assunto é a importância dos testes rápidos para diagnóstico do vírus. Vale relembrar que, mesmo sem sinais e sintomas, uma pessoa pode ter e transmitir infecções.

A Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza o Serviço de Assistência Especializado (SAE) a todos os que possuem IST, HIV/Aids, tuberculose e hepatites virais. No local, são realizados testes rápidos para diagnóstico, feitos na hora e, caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado para acompanhamento médico.

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado com mais casos de Aids no país e lidera os números de morte pela doença. Entretanto, houve queda nos índices da doença em Gravataí, que em 2018 era o 48° município no ranking nacional e que em 2019 ficou na 53° posição, de acordo com o Boletim epidemiológico HIV/Aids.

Segundo Tatiane Silva, coordenadora do SAE, “a melhora no ranking é reflexo da política de prevenção e assistência que a gestão municipal vem apoiando e implementando aos usuários”.

No mês passado, o SAE realizou atividades especiais, incluindo uma comemoração aos 20 anos de atendimento às pessoas vivendo com HIV no município e o VIII Seminário Municipal de Assistência e Prevenção em IST/HIV-Aids para os profissionais de Gravataí. O seminário teve a temática da prevenção combinada (estratégia que faz uso simultâneo de diferentes abordagens para responder as necessidades individuais de prevenção da transmissão do HIV). Além dessas ações, o serviço também realizou testagens nas duas últimas edições do “Prefeitura Perto de Você”, com mais de 400 testes realizados.

Para Tatiane Silva, uma importante questão é a descentralização do diagnóstico do HIV para a atenção básica, que iniciou em 2012 e que, neste ano, teve 84% dos testes rápidos do HIV realizados nas Unidades Básicas de Saúde ou nas Unidades de Saúde da família.

– Isso proporciona um melhor acesso da população para o diagnóstico do HIV, sendo que são realizados próximos a sua residência.

A coordenadora também alertou sobre a importância da realização dos testes rápidos.

– Os testes são fundamentais para quem tem vida sexual ativa e, principalmente, para quem teve relação sem uso de preservativo ou em casos que esse tenha se rompido. Se cedo realizado o diagnóstico, o início de tratamento é imediato, melhorando a qualidade de vida da pessoa vivendo com HIV.

 

O SERVIÇO 

: O SAE de Gravataí é composto por uma equipe de 33 profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo médicos, enfermeiro, assistente social, psicólogo, entre outros.

Os atendimentos ocorrem das 8h às 18h, e a coleta de material para exame a partir das 7h.

Contato: (51) 3600-7780

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade