cultura & arte

Sesc promove espetáculos da cultura japonesa

Oficina “Princípios do Butoh” e espetáculo “Caminhos Pelos Quais” estão na programação dos próximos dias - sábado e domingo - no Sesc de Gravataí

O final de semana será movimentado pela cultura japonesa no Sesc Gravataí. Nesta sexta-feira (27/4), acontece a oficina Princípios do Butoh, a partir das 18h, na Sala Multiuso do Sesc local.

Ministrada pela bailarina gaúcha Ana Medeiros, que conta com a experiência de três residências com o mestre Yoshito Ohno, a atividade tem inscrições gratuitas que devem ser feitas através do site do Sesc. Clique aqui para acessar.

Já no sábado (28/04), às 20h, Ana Medeiros sobe ao palco do Teatro do Sesc ao lado de Hiroshi Nishiyama (Japão) para apresentar o espetáculo "Caminhos Pelos Quais". O ingresso é um um quilo de alimento não perecível a ser doado ao Mesa Brasil.

 

Danças tradicionais

O Butoh é uma das danças mais características do Japão. Surgido no pós-guerra da década de 1950. Trazido ao Rio Grande do Sul de forma exclusiva por Medeiros, todo o conhecimento da modalidade tem sido apresentado através de eventos  como workshops e cursos intensivos.

Dividir com as pessoas a essência da dança Butoh é uma das motivações da bailarina ao ministrar suas aulas. A coreógrafa explica que, no ato de ensinar, é preciso ter a humildade de aceitar o que não se sabe.

— Sentir o coração se torna o canal em que os ensinamentos de Yoshito começam a ecoar dentro de mim. É a partir daí que começamos as aulas — afirma.

 

Dois mundos

 

O espetáculo "Caminhos Pelos Quais", é o novo projeto de Ana Medeiros que celebra e democratiza o conhecimento e o ensino da dança japonesa. O convidado especial para esta programação é o bailarino japonês Hiroshi Nishiyama.

Ao longo de mais de 20 anos ele já teve a oportunidade de dançar com ícones como o próprio Kazuo Ohno. É um trabalho nascido das experiências de dois mundos: Brasil e Japão.

A dança revela os sons e a alma do Brasil entrelaçados com a linguagem misteriosa e nostálgica de Butoh. Sob a direção de Yoshito Ohno, os dançarinos são conduzidos à experiências esquecidas ecoando os tempos conflitantes em que vivemos.

 

IMPORTANTE

 

Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3497-6174, no site e na página do Serviço Social do Comércio.

 

 

  

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade