CRISE CLIMÀTICA

Setor de bem-estar animal de Gravataí está na linha de frente para resgate de animais no Estado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal de Gravataí tem atuado de forma voluntária e arrecadado doações para os animais resgatados das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul.

Além das inundações do Rio Grande do Sul terem desabrigado milhares de gaúchos, também foram responsáveis pelo grande número de animais que precisam de resgates e cuidados.
São pets, cavalos, porcos, vacas e diversos animais que precisam da solidariedade e dos resgates.

Desde 30 de abril, quando o grande acúmulo de chuva começou a afetar Gravataí e várias cidades do Rio Grande do Sul, a SEMA intensificou os serviços em relação aos animais, além de ter cedido o espaço da nova Unidade de Saúde Animal de Gravataí (o USAG), como ponto de apoio para doações.

A diretora do Bem-estar Animal de Gravataí, Jéssyca Lumertz, é uma das responsáveis pela atuação do salvamento de vários animais.
“Está difícil precisar o número de animais resgatados. Mas resgatamos cavalos, cães, gatos, bodes, cabritos e porcos. A gente fez uma parte em Gravataí e  quando ficou estabilizado, começamos a trabalhar m Canoas. Lá fizemos resgate de cavalos”, relata a veterinária especializada em equinos.

 “De um modo geral, o total de animais resgatados desta forma, a gente chega perto de cem, entre cães e gatos”, conta Jéssyca sobre os resgates ocorridos nesta enchente.

Cavalo Caramelo


O caso do cavalo caramelo que foi resgatado e contou com apoio da equipe da Sema de Gravataí e tomou conta dos portais de notícias do país, é uma amostra da clara dificuldade existente em resgates de animais de grande porte.

 O animal foi retirado de um telhado em Canoas (RS), ilhado por 5 dias, ele apresentava quadro severo de desidratação e está sendo acompanhado por equipe de veterinários voluntários do hospital da ULBRA, em Canoas.


A Sema segue realizando resgates e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3191 4947.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade