SAÚDE

Siga o passo a passo para acessar ferramenta online oferecida pela Prefeitura com objetivo de reduzir filas na saúde de Gravataí

A Prefeitura de Gravataí está implementando o programa “Atualizaí”, que permite aos usuários dos serviços de saúde da rede pública do município acesso uma ferramenta online para atualizar os telefones de contato e confirmar e acompanhar os encaminhamentos de exames e consultas diretamente pelo celular, sem a necessidade sair de casa.

– Com os dados reais e atualizados, será possível termos um panorama geral das pessoas que esperam por algum exame ou consulta. Assim, daremos rapidez às filas de espera e identificaremos as pessoas que moram na cidade e necessitam desse atendimento especializado – destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Para além dos serviços de saúde, serão disponibilizados cartazes fixados com um QR Code em demais órgãos públicos e em locais de grande circulação de pessoas. O objetivo é fazer com que o maior número possível de pessoas possa atualizar suas demandas e, assim, dar celeridade aos procedimentos.

A iniciativa também visa diminuir o absenteísmo, ou seja, o número de pessoas que marca alguma consulta ou exame e não comparece no horário e local agendados. A campanha de atualização de cadastros ocorrerá durante um período de 60 dias.

Nas unidades de saúde e nos serviços especializados, profissionais da rede municipal já foram capacitados para auxiliar os usuários, se necessário. Também será intensificada a atualização de cadastros do SUS de usuários e de contatos telefônicos – com WhatsApp – junto aos serviços de saúde, sempre nas recepções dos locais. Desta forma, os usuários também poderão receber informações, como divulgações de ações de promoção à saúde na sua comunidade e agendamentos de consultas, diretamente pelo WhatsApp.

Em julho passado, a Prefeitura de Gravataí lançou a primeira fase do “Atualizaí”, que tem o intuito de qualificar o atendimento ofertado na rede municipal. Na primeira fase, foi lançada a pesquisa de satisfação, enviada a usuários das 29 unidades de saúde e de serviços especializados após atendimento médico.

A ferramenta avalia três temas: o tempo de espera para o atendimento, o profissional que prestou o atendimento e as instalações físicas dos espaços. As pessoas também podem fazer sugestões sobre os serviços ofertados.


Como e onde fazer


A confirmação dos encaminhamentos poderá ser feita de duas formas: a primeira ocorre no próprio serviço de saúde, junto às unidades de saúde e aos serviços especializados do município. Além disso, agentes comunitários de saúde estarão intensificando a atualização dos cadastros do SUS nas residências visitadas diariamente.

A segunda forma ocorre em qualquer lugar, hora ou local desejado, sem a necessidade do cidadão sair de casa. Por meio de um QR Code, os usuários poderão acessar a ferramenta diretamente pelo celular.

Com o CPF e a data de nascimento, será possível confirmar as solicitações de consultas e exames que constam na fila de encaminhamentos da rede de saúde municipal.


SIGA O PASSO A PASSO

1. Acesse o câmera do seu celular e leia o QR Code do “Atualizaí” ou acesse o link http://servicos.gravatai.rs.gov.br/atualizai/;

2. Caso você já tenha algum encaminhamento de exame e/ou consulta na rede municipal de saúde, coloque o seu CPF e a data de nascimento (caso você não tenha encaminhamentos de exame e/ou consulta, você poderá fazer um cadastro, após inserir seu contato telefônico);

3. Após esse momento, a ferramenta mostrará, com seu nome completo, todos os encaminhamentos de exames e consultas que constam na fila de encaminhamentos da rede de saúde municipal;

4. Atualize e confirme as demandas que você ainda necessite.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade