CRISE CLIMÁTICA

Assembleia promove audiência em Gravataí para debater obras bilionárias contra cheias na Bacia do Rio Gravataí

Gravataí será sede, nesta sexta-feira (5), de uma audiência pública promovida pela Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Miguel Rossetto (PT). O encontro terá como pauta o projeto de ampliação do sistema de proteção contra cheias na Bacia do Rio Gravataí, que prevê obras estruturais em sete municípios da Região Metropolitana.

O plano contempla a reforma e construção de diques, casas de bombas e a atualização da cota de segurança em relação ao nível máximo atingido durante a enchente histórica de 2024. As intervenções devem ocorrer em Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Glorinha e Viamão, com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões, segundo estudo da Metroplan.

Obras previstas para Gravataí

No município, estão previstas soluções específicas, como a construção de um dique no bairro Caça e Pesca e a reforma e instalação de mini barramentos para recuperação do Banhado Grande. Também haverá ações voltadas à prevenção de enchentes em afluentes do Rio Gravataí.

“É fundamental que as comunidades e as cidades conheçam, avaliem e se manifestem sobre o sistema, e que estas obras façam parte de um planejamento da cidade”, destacou Rossetto, defendendo transparência e participação popular no processo.

Recursos federais e atrasos

O governo federal já depositou R$ 6,5 bilhões para projetos de proteção contra cheias no Rio Grande do Sul. No entanto, conforme Rossetto, para que os valores sejam liberados o Estado precisa apresentar os projetos atualizados – etapa que ainda avança lentamente.

Até agora, apenas Eldorado do Sul teve edital lançado para atualização do sistema de contenção. Os demais, incluindo o do Vale do Sinos, da Bacia do Rio Gravataí e do Rio Caí, seguem sem cronograma definido.

A audiência ocorrerá às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Gravataí. Devem participar representantes dos governos estadual e municipal, vereadores, o Comitê da Bacia do Rio Gravataí e movimentos sociais.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade