Setembro foi marcado por celebrações e conscientização na SOGIL. No mês dedicado à segurança no trânsito, a empresa promoveu atividades internas com seus colaboradores e levou projetos educativos para escolas de Gravataí e Glorinha, reforçando o compromisso com a valorização da vida e a construção de um trânsito mais seguro.
As ações também celebraram os 21 anos do Programa Zero Acidente, criado em 9 de setembro de 2004, que ao longo de duas décadas consolidou-se como referência em responsabilidade social e educação para o trânsito na região.
O programa nasceu com a proposta de transformar práticas de segurança dentro e fora da empresa, inspirando condutores, colaboradores e a comunidade. Atualmente, é um dos principais pilares da SOGIL no incentivo a comportamentos responsáveis no transporte coletivo e no trânsito em geral.
“Nosso objetivo é estimular a consciência de que cada atitude importa. O trânsito seguro é uma construção coletiva e a SOGIL tem orgulho de contribuir para essa cultura em Gravataí e Glorinha”, destaca a direção da empresa.
Projetos que aproximam a comunidade
Entre as iniciativas que ampliam esse impacto estão os projetos “Entre Para Somar” e “SOGIL nas Escolas”, que levam informação e experiências práticas para estudantes da rede municipal.
Durante o mês de setembro, 116 alunos de 7 a 14 anos participaram das atividades em escolas como a E.M.E.F. Santa Madalena, a E.M.E.F. São Paulo e o C.E. Professor Nicolau Chiavaro Neto, em Gravataí.
As ações incluem palestras, dinâmicas em sala de aula e atividades práticas no Ônibus Social, que ensina a forma correta e segura de embarcar e desembarcar do transporte coletivo.
Educação que transforma
Para a vice-diretora da E.M.E.F. Santa Madalena, Cristina Wurtlitzer, a iniciativa gera resultados que vão além da sala de aula.
“Buscamos sempre oferecer experiências que os nossos alunos não costumam vivenciar no dia a dia. Muitos deles utilizam o transporte público, mas conhecer de perto iniciativas como essa é algo especial e enriquecedor. Projetos assim estão totalmente alinhados com aquilo que acreditamos e queremos oportunizar para as crianças”, afirma.
Segundo ela, a parceria com a empresa contribui diretamente para a formação cidadã dos estudantes: “Ficamos muito felizes em ser contemplados com essa ação, porque sabemos a importância que essas vivências têm para a formação deles.”
Ao completar 21 anos, o Programa Zero Acidente segue se reinventando para alcançar cada vez mais pessoas. Com a combinação de ações educativas internas e externas, a SOGIL reafirma o compromisso de seguir como agente ativo na construção de um trânsito mais humano, seguro e responsável.