coluna do silvestre

Sogil tem 100% da sua frota monitorada pelo sistema GPS

Centro de Controle Operacional instalado na garagem-sede da empresa, na parada 96 na RS-030, permite monitoramento dos ônibus com registro de eventuais irregularidades

Foi concluída neste mês a instalação dos equipamentos de Global Positioning System (ou Sistema de Posicionamento Global,  GPS) em todos os veículos intermunicipais da Sociedade de Ônibus Gigante Ltda (Sogil), concessionária do transporte coletivo de Gravataí. Como os ônibus municipais já tinham esta tecnologia, agora 100% da frota da empresa está em condições de ser rastreada.

Essa melhoria faz parte do Projeto “Foco no Cliente”, da área Operacional da empresa, que ainda prevê etapas de criação de aplicativo capaz de informar ao usuário, em tempo real ao cliente, o momento em que o ônibus vai passar na parada. O rastreamento da frota traz, ainda, muitas outras melhorias na qualidade do serviço, pois com ele é possível identificar várias situações.

Com os dados que o GPS informa é possível esclarecer dúvidas dos clientes pelos canais de atendimento e relacionadas à prestação dos serviços, como o horário em que a linha “Gravataí Ponte” passa na “parada 88”, por exemplo. Além disso, é possível tratar problemas operacionais junto às tripulações, pois as informações fornecidas pelo GPS são precisas.

 

Vantagens

: O horário preciso de início e término das viagens, mesmo nos locais onde não há fiscais ou ponto de controle logístico

: O horário de passagens em pontos estratégicos do itinerário

: A correta realização do itinerário da linha

: A velocidade praticada pelo condutor em cada ponto do trajeto

: Os pontos do itinerário onde o veículo passou por trânsito lento

: As paradas não programadas e realizadas no percurso

: As paradas que foram realizados embarques e desembarques

 

Em uso

 

A ferramenta já está sendo utilizada na gestão de processos, pela Sogil,  gerando mais qualidade no serviço oferecido ao cliente, pois possibilita que eventuais irregularidades ou situações não planejadas sejam identificadas e tratadas, evitando a sua repetição.

 

O CCO

 

1

Para a identificação das situações foi implantado um Centro de Controle Operacional (CCO), sala com sete postos de trabalho e oito telões de controle, na garagem-sede da empresa (parada 96).

 

2

Uma equipe especialmente focada neste processo controla todas as não conformidades apontadas pela ferramenta e encaminha para tratativas dos diversos setores da empresa.

 

3

A logística na garagem-sede da Sogil recebeu uma tela de controle do rastreio da frota em sua sala para monitorar o andamento das diversas linhas, em tempo real, possibilitando identificar atrasos e outros problemas, antecipando ações corretivas.

 

4

O setor de orientação profissional já está utilizando a ferramenta do rastreio da frota para demonstrar ao colaborador envolvido em uma não conformidade, no momento do atendimento, os dados que identificam a falha que ocorreu.

 

5

Isso facilita a visão do colaborador sobre o problema e serve para o profissional responsável pela orientação direcionar melhor o ponto a ser corrigido/eliminado/melhorado.

 

6

Exemplos são as mudanças de itinerário, não cumprimento dos horários estabelecidos, velocidade fora do padrão, dentre outras situações atípicas. Com o uso do GPS a informação fica clara para todos os envolvidos.

 

APLICATIVO

 

Está sendo elaborada uma ferramenta de leitura da localização, em tempo real, dos veículos da Sogil, para que o cliente tenha facilidade de pesquisar em um aplicativo o horário em que cada linha passará na sua parada.

Atualmente esta facilidade está disponível para as linhas municipais, através do aplicativo TimeBus. O objetivo é que, em breve, todas as linhas da empresa, municipais e intermunicipais, possam ser monitoradas em tempo real.

 

 

 

 

 

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