Em 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma ocasião dedicada para promover a conscientização sobre o tema, promovendo a diversidade e espalhando a mensagem de empatia e inclusão.
Para marcar a data, a Sogil, concessionária do transporte coletivo de Gravataí, se uniu ao Movimento Down Chute no Preconceito, patrocinando 12 busdoors cujo foco principal é a conscientização da comunidade.
Tendo como tema da campanha as Olimpíadas de 2024, cada um dos 12 busdoors representa um esporte olímpico. Janeiro (futebol); fevereiro (tênis); março (judô); abril (skate); maio (ginástica); junho (basquete); julho (natação); agosto (boxe); setembro (surf); outubro (vôlei); novembro (patinação); dezembro (atletismo). Em cada mês, há associados ao Movimento de diversas idades, vestidos de acordo com o esporte representado no mês, apresentando frases e imagens que destacam a importância da diversidade e do combate à discriminação.
– O objetivo do nosso apoio é fazer com que as pessoas reflitam sobre o preconceito que existe com quem tem Síndrome de Down. As fotos de pessoas que são parte desse Movimento, expostas na campanha, reforçam visualmente como é importante incluir a todos e respeitar a diversidade – diz Ana Cristina Pastro Pereira, diretora de DRH da Sogil.
Os veículos participantes da campanha são prefixo I438, I440, I448, I455, I459, I471, I475, I481, I5118, I5133, I5134 e I5157.
Dia Internacional da Síndrome de Down
Oficialmente reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2012, o Dia Internacional da Síndrome de Down é uma data importante para a conscientização e celebração da diversidade.
A Síndrome de Down é uma condição genética que resulta de uma cópia extra do cromossomo 21, também conhecida como trissomia do 21.
É fundamental enfatizar que a síndrome não é uma doença. É uma característica genética inerente à pessoa desde o momento da concepção. O objetivo da data é garantir que todos os indivíduos com a síndrome tenham seus direitos iguais respeitados, além de celebrar a diversidade e a inclusão.