José Stédile, deputado federal em segundo mandato, ex-prefeito por oito anos e, incontestavelmente, ainda a maior liderança política de Cachoeirinha, lançou-se candidato à presidência do PSB gaúcho. Ele postou há pouco um vídeo negando os – úteis para oposição a ele – boatos de que trocaria o partido pelo PDT.
Para traduzir aos que não acompanham os bastidores da política, é mais ou menos uma disputa entre um – pelo menos até hoje – todo poderoso presidente Beto Albuquerque e um gringo que percorre quilômetros semanais pelo interior gaúcho.
O cachoeirinhense tem o apoio do deputado federal Heitor Schuch e do deputado estadual Elton Weber, além do ex-prefeito Vicente Pires. Mas, me desmintam, surpreendentemente apenas para leigos, pelo que apurei Stédile não é o candidato do prefeito de Cachoeirinha Miki Breier – não sua criatura política (por Miki sempre ter atuado em faixa própria), mas uma criatura alimentada politicamente por ele nos últimos dez anos entre as paradas 57 e 49.
Muito, ou melhor, tudo sobre a disputa pela Prefeitura de Cachoeirinha em 2020 passa pela eleição do PSB deste final de semana.