No intuito de alertar a população diante dos perigos do uso de transporte clandestino, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb), a partir do Setor de Transporte, promove a campanha “Diga não ao Transporte Clandestino”. Uma ação, que ocorreu na região central, teve como propósito alertar a população sobre o uso deste meio, após diversas denúncias e relatos de transportadores ilegais no município.
Para o secretário da Semurb, Guilherme Ósio, a iniciativa é de extrema relevância e serve para conscientizar a comunidade sobre as consequências que o uso do transporte clandestino pode causar.
– Com a utilização desses transportes, o passageiro se torna uma vítima, por isso, queremos prevenir os riscos por meio dessa ação – destacou.
Na atividade, que continuará nos próximos meses em frente a escolas e creches, foram entregues informativos com o slogan “Sua vida vale mais”.
O agente de trânsito Filipe Espíndola, explicou que estes veículos não passam por uma vistoria adequada, que identifique as reais condições de segurança.
– Na maioria dos casos, os motoristas nem possuem habilitação – alertou.
O fiscal relatou que, além do objetivo de alertar à população, a ação pretende atuar na fiscalização desses transportes e que, no momento de abordagem e fiscalização dos suspeitos, o veículo é imediatamente removido pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran), além da aplicação de multa.