Um super mutirão de negociação entre consumidores endividados e as instituições financeiras – principalmente bancos – além de fornecedores de serviços está sendo programado pelo Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Gravataí para a primeira quinzena de março que vem.
A juíza Quelen Van Caneghan, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Gravataí, acredita que pelo menos 500 sessões de conciliação de dívida deverão ser realizadas no mutirão – de 11 a 15 de março – durante a Semana do Consumidor.
De acordo com a assessora jurídica do Procon de Gravataí, Daiana Guarizi Gnoatto Keller, este vai ser o primeiro mutirão de negociação de dívida no Município, uma parceria com o Procon municipal. Segundo ela, o público alvo desta ação é formado pelos consumidores endividados com instituições financeiras e bancos cadastrados.
— Nesse primeiro mutirão de negociação os consumidores endividados com as instituições — afirmou.
Com cadastro
Quem tem dívida com alguma das instituições abaixo pode renegociar:
Agibank (Agiplan)
Banco CSF (Carrefour)
Banco Crefisa
RGE
Corsan
Cartão Quero-Quero Verde Card
Banco do Brasil
COMO FAZER
1
Os consumidores-devedores devem comparecer na sala 11 do Fórum de Gravataí entre os dias 4 e 22 de fevereiro, das 12h às 18h, para realizar inscrição e agendar sessão de conciliação.
2
Não foram estabelecido valores mínimo e máximo para a negociação, de acordo com a assessora jurídica do Procon de Gravataí.
Entrevista
O colunista do Seguinte: conversou com Daiana Keller, por e-mail. Confira.
Seguinte: – Quantas demandas foram atendidas no Procon de Gravataí durante o ano passado?
Daiana – Os registros de reclamações no Procon Municipal de Gravataí atingiram a 5.885 consumidores no ano de 2018.
Seguinte: – Quais as reclamações mais comuns?
Daiana – As principais demandas atendidas no órgão estão ligadas aos serviços de telefonia e tevê por assinatura, seguida dos atendimentos financeiros e de vício de qualidade dos produtos.
Seguinte: – Quem pode fazer uma queixa no Procon?
Daiana – O Procon é um órgão administrativo ligado à Prefeitura de Gravataí, cuja finalidade é elaborar e praticar políticas voltadas às relações de consumo. Os consumidores procuram o Procon para fazer denúncias, resolver conflitos e obter orientações sobre o Direito do Consumidor. Lembrando que entendemos como consumidores toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto como destinatário final.
Seguinte: – O que a pessoa tem que apresentar quando vai fazer uma queixa?
Daiana – As reclamações são realizadas pessoalmente no endereço do Procon, na rua Irmão Geraldo, 141, sala 402, bairro Salgado Filho, em Gravataí, em frente ao Fórum. O atendimento é feito das 12h às 17h30min, de segunda a sexta-feira. Para ser atendido o consumidor deve apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência, já que é necessário ser morador de Gravataí)
Seguinte: – Como é encaminhada a solução do problema, no ato ou posteriormente?
Daiana – O atendimento é registrado no ato e o fornecedor é contatado por telefone na frente do consumidor. Este, por sua vez, já sai do Procon com o protocolo de atendimento, muitas vezes com a solução da demanda ou com um prazo de no máximo cinco dias para resposta.