eleições 2020

’Tapetão 2.0’ de Gravataí chega à RBS: Gugu Streit afastado por apoiar Zaffa

O ‘Tapetão 2.0’ de Gravataí chegou à RBS. Após notificação extrajudicial feita pela coligação Toda força para Gravataí (PSD / PV / DEM / PATRIOTA / SOLIDARIEDADE / PROS), de Dimas Costa, o maio grupo de comunicação gaúcho afastou o comunicador Gugu Streit da Rádio Farroupilha até 15 de novembro por participar da campanha de Luiz Zaffalon, da coligação Gravataí não pode parar (MDB / REPUBLICANOS / PP / PSL / PTB / PSDB / PSB / PRTB).

O Seguinte: teve acesso a ofício enviado pela procuradora da RBS Débora Dalcin Rodrigues ao representante legal da coligação, o advogado Vinícius Alves.

Siga na íntegra.

 

“(…)

No último dia 24 de outubro de 2020 a Notificada foi comunicada por jornalistas do Grupo RBS acerca do recebimento da notificação extrajudicial enviada pela Notificante informando que “o radialista Silvio Roberto Streit, vulgo Gugu da Rádio Farroupilha, pertencente ao Grupo RBS, vem prestando serviços no carro de som” da Coligação Gravataí Não Pode Parar (REPUBLICANOS, PP, PSL, MDB, PTB, PSDB, PSB, PRTB), e que estaria anunciando que “é o Gugu da Farroupilha, falando que a Rádio Farroupilha apoia os candidatos Zaffa e Dr. Levi (candidatos à majoritária)”.

A Notificante postulou que seja informado se o radialista Silvio Roberto Streit está autorizado “a abrir apoio político em nome da Rádio Farroupilha”.

Em primeiro lugar, cumpre esclarecer que, tão logo a Notificação foi recebida os gestores da emissora entraram em contato com o comunicador, que negou ter utilizado o nome da emissora, mas confirmou a participação em ato de campanha eleitoral, o que é vedado pelo Grupo RBS.

Reiteramos que conforme disposto no Código de Ética e Conduta do Grupo RBS, em razão da natureza da atividade de comunicação, todos os colaboradores devem zelar pela manutenção da imagem de independência do Grupo RBS.

No mesmo sentido, o Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS estabelece que jornalistas e comunicadores não devem se integrar a eventos político-partidários, e, nos Conceitos e Princípios Institucionais do Grupo RBS para Eleição de 2020, consta que a atividade de comunicação é incompatível com candidaturas ou atuação em campanhas eleitorais.

Desta sorte, diante da Notificação recebida, ainda no sábado a empresa comunicou o profissional sobre seu afastamento da Rádio Farroupilha até o dia 15 de novembro de 2020, período em que deverá observar as regras estabelecidas para os comunicadores do Grupo RBS em período eleitoral.

(…)”

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade