A Prefeitura divulgou que “nos próximos meses” começa a operar em Gravataí uma plataforma web para auxiliar o planejamento do transporte público. Desenvolvida pela israelense Optibus, a ferramenta para planejamento das linhas de ônibus que atendem o município, usa inteligência artificial e algoritmos de otimização.
O objetivo, conforme o material da Prefeitura, “é auxiliar no planejamento das linhas de transporte da Sogil na cidade”.
Por meio da plataforma será possível analisar quantos passageiros utilizam uma linha específica em determinado horário, auxiliando na tomada de decisão da demanda de ônibus, aprimorando a eficiência do transporte público para seus usuários diários. A ferramenta também auxiliará nos horários dos ônibus, evitando atrasos, entre outros benefícios.
A Prefeitura auxiliará trazendo a demanda como ponto de equilíbrio deste planejamento.
De 23 a 27 de outubro, o secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Robson Andrei dos Santos, se reuniu com representantes da empresa, no Senac Tech, em Porto Alegre, para receber o treinamento para operação.
De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana Guilherme Ósio, a plataforma permitirá à Sogil planejar rotas de ônibus de maneira mais eficiente para reduzir o tempo de espera.
– A parceria com a Sogil e a implementação do Optibus são passos importantes nesse caminho – disse.
Estavam presentes nos quatro dias de reunião os representantes da Sogil Luis Felipe Schmidt, gerente operacional e Jefferson Luis Gomes, supervisor de planejamento.