exposição

Tem som de museu no Gravataí Shopping

Equipamentos antigos para reprodução de sons estão em mostra do Museu Agostinho Martha no Gravataí Shopping até a próxima sexta

 Uma parte do acervo do Museu Municipal Agostinho Martha, de Gravataí, que conta a história da música entre os anos 60 a 80, está em exposição no Gravataí Shopping Center desde esta segunda-feira (20/2).

Os objetos antigos remetem à forma como as pessoas faziam – e ouviam – música, não só em Gravataí, mas de uma forma geral. Entre as pessoas, destaque para uma cítara que, de acordo com a secretária Fernanda Fraga, da pasta da Cultura, Esporte e Lazer, foi trazida para o município por alemães, no século passado.

É uma mostra para que jovens conheçam peças que serviram aos seus pais e avós, e para que os “mais experientes”, já sessentões, possam relembrar sobre como funcionava um gramofone, ou um toca-disco três-em-um. Entre os discos, curiosidade é um 78 rotações (¹) com músicas de Nora Ney e Orquestra (²).

 

Cultura

 

Com a intenção de levar conhecimento e aproximar a população da história da cidade, de acordo com a secretária, a exposição – gratuita – ocorre até sexta-feira (23/2), das 10h às 22h. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, tem a parceria do shopping.

De acordo com Fernanda Fraga a ideia é que esta seja uma primeira mostra com peças do vasto acervo do Museu Agostinho Martha.

— É uma exposição simples, experimental, que pode servir de experiência para que possamos realizar outras mostras, com outras temáticas, aqui mesmo no shopping, que tem sido um excelente parceiro das iniciativas da Prefeitura – salientou.

                                              

ONDE

 

O Gravataí Shopping Center fica localizado na Avenida Centenário, 555, bairro Passo das Pedras. 

 

O Museu

 

: O Museu Municipal tem sua sede na Rua Nossa Senhora dos Anjos, e sua construção aconteceu na segunda metade do século XIX, aproximadamente.

: Em estilo colonial português, possui um acervo constituído de peças que contam a história de Gravataí, com destaques para a cerâmica tupi-guarani, objetos de tecelagem e outros.

 

 

PARA SABER

 

1

O disco de 78 rotações ou 78 rpm era uma chapa, geralmente de cor negra, empregado no registro de áudio ( músicas, discursos, efeitos sonoros, pista sonora de filmes, etc.). Em geral, foram muito utilizados na primeira metade do século XX.

 

2

Nora Ney, nome artístico de Iracema de Sousa Ferreira, nascida no Rio de Janeiro em 20 de março de 1992 e que morreu também no Rio, em 28 de outubro de 2003 foi, na sua época, uma importante cantora brasileira. Tocava violão e apresentava-se com regularidade em programas de rádio e de auditórios.

 

 

Assista no vídeo abaixo a reportagem sobre a mostra do Museu Agostinho Martha no Gravataí Shopping Center.

 

 

 

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade