A forte tempestade com ventos e granizo que atingiu a região a partir das 4h da madrugada causou estragos em Cachoeirinha. Conforme a Defesa Civil, foram ao menos 182 casas danificadas ou destelhadas e 160 pessoas estão sendo retiradas de suas residências e 20 delas foram levadas para um abrigo.
De acordo com a MetSul Meteorologia, com a chuva entre hoje e amanhã, o total de precipitação vai exceder os 400 mm em Porto Alegre e colocará setembro de 2023 em um patamar de precipitação “extraordinário com precipitação em 300% da média histórica mensal que é uma das mais altas de todos os meses do ano”.
“A tarde ainda teremos chuva forte a torrencial na Grande Porto Alegre, com elevados volumes em curto período, potencializando muito a ocorrência de alagamentos e inundações repentinas. Cresce o risco de transbordamento de arroios, sobretudo considerando o alto nível do Guaíba que represa o escoamento das águas. Há um elevado risco ainda de deslizamentos de terra e de encostas”, alerta o instituto.
LEIA TAMBÉM