Os corredores do Gravataí Shopping foram tomados pelo movimento de quem busca uma nova oportunidade no mercado de trabalho nesta quarta-feira (17), durante a Feira de Empregabilidade e Capacitação.
Em sua terceira edição, o evento reuniu mais de 40 empresas oferecendo 1,5 mil vagas de emprego em diferentes áreas, além de 500 vagas de capacitação para candidatos interessados em ampliar suas qualificações.
Promovida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), a feira recebeu cerca de 520 visitantes ao longo do dia.
Inclusão e oportunidades
A secretária da SMDHC, Mari Léia Bastiani, destacou que a edição deste ano teve um diferencial emocionante: a participação de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “É uma feira grande com muitas vagas. São empresas de vários segmentos e muitos candidatos. Essa edição contou com algo especial: entramos em contato com a Apae para que trouxessem seus alunos, e foi emocionante o momento da divulgação dos seus currículos às empresas”, afirmou.
Para ampliar a inclusão, entrevistas foram realizadas com tradução em Libras e apoio da equipe da Apae e familiares. O Gabinete da Primeira-Dama (GPD) também esteve presente com o estande do Cabide Solidário, oferecendo roupas adequadas para que os candidatos pudessem se apresentar com mais confiança nas entrevistas de emprego.
Histórias de quem busca uma chance
A feira também foi espaço de esperança para quem está em busca da primeira ou de uma nova oportunidade. É o caso de Eduarda da Silva, 16 anos, que iniciou a procura pelo seu primeiro estágio. Já Sérgio dos Santos, 46 anos, relatou que a mudança no cenário industrial impactou sua carreira.
“Trabalhei por um longo tempo na indústria e, com a demissão em massa, agora estou buscando uma nova oportunidade de emprego”, disse.