A mobilidade urbana e a infraestrutura de Gravataí vão ganhar um novo impulso com a criação da Terceira Perimetral, projeto que promete ligar diferentes regiões da cidade, reduzir o tempo de deslocamento e abrir espaço para novos investimentos no setor industrial, comercial e de serviços.
Na manhã desta quinta-feira (7), a prefeitura entregou o alvará de obras à construtora Melnick para a execução da primeira etapa. O trecho inicial terá 2,5 quilômetros de extensão, conectando a Estrada Vânius Abílio dos Santos à Rua Lino Estácio dos Santos.
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, a iniciativa faz parte de um planejamento que busca unir esforços entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.
“Faz parte do nosso planejamento promover parcerias estratégicas com entidades públicas, privadas e organizações da sociedade civil, sempre com o objetivo de atender às demandas da sociedade. Obras como essa vão garantir maiores investimentos e menor tempo de deslocamento entre importantes ruas e avenidas em Gravataí”, afirmou o prefeito.
A obra terá prazo estimado de 12 meses para conclusão a partir da ordem de início. O investimento total é de R$ 7 milhões, sendo R$ 3,4 milhões oriundos dos cofres municipais. O projeto é fruto de uma parceria com a empresa privada, que envolve recursos de adiantamento de contrapartida e pagamento de dívida por transação, pela lei da transação, a ‘Lei Dila‘.
Além da ligação inicial, a segunda etapa da Terceira Perimetral está prevista para integrar outros trechos do município, incluindo o acesso à ERS-030.
A coordenação do projeto será feita por um grupo técnico formado por representantes da prefeitura, secretarias municipais e acompanhamento direto do prefeito.






