NEGÓCIOS

Feiras livres: a tradição que movimenta o comércio local e incentiva o consumo de produtos em Cachoeirinha

Movimentar os bairros, incentivar o consumo de produtos de empresas locais e ainda fomentar a economia. Esses são alguns dos objetivos das feiras livres que acontecem em Cachoeirinha. Atualmente, de acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Trabalho e Turismo (SMDET), são realizadas feiras em quatro dias da semana, em 15 locais diferentes e com uma média de seis feirantes por local.

De acordo com a secretária Sueme Pompeo de Mattos, os locais onde as feiras são realizadas são avaliados pela SMDET para verificar a viabilidade. “É feito um estudo em parceria com o Secretaria de Mobilidade, verificado o melhor local para a realização, se há público e depois se conversa com os feirantes para montar a equipe que estará lá. É um trabalho de fomento da economia, que proporciona o incentivo ao consumo de produtos locais vendidos por pessoas daqui”, explica.

Como participar

Para ser um feirante, é preciso ter alvará de ambulante em Cachoeirinha. Para a confecção do mesmo, basta procurar a Sala do Empreendedor da SMDET e receber as orientações.

Dúvidas podem ser sanadas pela WhasApp (51) 98420640 ou e-mail saladoempreendedor@cachoeirinha.rs.gov.br. A Sala do Empreendedor fica na sede da Prefeitura e o funcionamento é das 9 às 17h de segunda a sexta-feira.

Como sugerir um local

Bairros que gostariam de ter a feira, podem levar a sugestão para a SMDET. “O caminho para isso é buscar a Ouvidoria e deixar a sugestão. Nós recebemos, avaliamos se o local tem viabilidade e iniciamos a implementação da mesma”, explica Cyro Callovy Filho, coordenador-geral da SMDET.

A Ouvidoria Municipal fica na Avenida Gen. Flores da Cunha, 2209. As solicitações podem ser feitas pelo site https://cachoeirinha.atende.net/cidadao/pagina/ouvidoria. O atendimento é de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h.

Clientes se tornam amigos

Carla Lemos comercializa produtos coloniais na Feira Livre há oito anos. O carro-chefe das suas vendas são queijos e embutidos. “As compras variam de acordo com a faixa etária. O queijo colonial é consumido pelas pelos mais velhos, já os jovens que querem uma tábua especial, buscam os diferentes”, conta. Ela diz que nesses anos de feira, já conhece os clientes. “Tem aqueles que vêm toda semana. A gente avista eles chegando e já vai separando o produto porque cria uma amizade e tradição”, conta.

Participando há 12 anos das feiras, Aldonei Luiz Claussen conta que viu o movimento mudar ao longo dos anos. “Não é fácil competir com as grandes redes. Nossos clientes são aqueles que buscam a facilidade de comprar perto de casa”, diz. Os produtos vendidos por ele, ovos, grãos, pães e cucas são produzidos por produtores da região, a maioria de Cachoeirinha. “O que mais vendo são ovos. Mesmo com o aumento do preço em alguns períodos, é o que as pessoas mais procuram por serem frescos e de pequenos produtores”, afirma.

O bom pastel de feira

Há quem diga que feira sem pastel não é uma feira de verdade. Mauricio Brazeiro Lemos é o responsável pela banca que tem um grande fluxo de movimento. Participando há sete anos da feira, ele disponibiliza 14 sabores de pastéis, caldo de cana e sucos diversos. Atualmente participa de quatro dias de feira na cidade e tem o pastel de carne como o mais vendido. “Hoje, 100% da minha renda vem das feiras. O movimento é bom em todas elas”, garante.

Momento de descontração para Juliana Chaves e os filhos Matheus, 15 anos e Geovanna, 10. Moradores do Parque da Matriz, eles têm na feira um programa em família. “Sempre que possível estamos aqui para comer um pastel com caldo de cana. Já virou uma tradição. Gostamos porque podemos vir a pé, conversar e ainda comprar algo que está faltando para casa”, afirma.

Dias e locais das feiras

Terça-feira

Rua Jamaica esquina Espírito Santo

Praça Getúlio Vargas (Praça do Polivalente)

Rua Amapá na Praça do Palmeirinhas

Vila da Paz

Quarta-feira

Rua Samuara esquina com a José Brambila

Avenida Francisco Brochado da Rocha

Em frente ao Clube Veranópolis

Rua Lalau Miranda

Quinta-feira

Rua Osvaldo Cruz em frente ao Posto de Saúde

Avenida Papa João XXIII, em frente à Igreja São Vicente de Paulo

Bairro Campo Belo

Sexta-feira

Avenida Princesa Isabel

Avenida Panamericana, no Parque da Matriz

Avenida João Pessoa, próximo ao SESC

Bairro Chácara das Rosas

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade