Empresa de Cachoeirinha inaugurou há oito meses serviço que atende passageiros de transporte seletivo sob demanda
É só baixar o aplicativo, marcar o horário e esperar que o veículo chegue — que nem os apps de transporte por carro, mas com vans de até 14 lugares que te levam por toda a cidade de Cachoeirinha por uma tarifa de R$ 6,25 fixa por viagem, independente da distância percorrida. É assim, basicamente, que funciona o ‘Teu Bus’, aplicativo lançado há oito meses na cidade vizinha e que opera com seis vans e dois microônibus acessíveis à cadeirantes que logo estarão prontos para o uso.
Fernando Casagrande, proprietário da Transbus, empresa que opera o sistema municipal de transporte em Cachoeirinha há cinco anos e implementou o ‘Teu Bus’ em meados do ano passado, contou ao blog que o aplicativo de transporte por demanda compartilhada é uma novidade em toda a região Sul. “Contratamos um serviço lançado inicialmente na Austrália. Adaptamos à realidade de Cachoeirinha e lançamos”, resume. “Vem tendo um bom desempenho e aumentando cada vez mais”.
Uma das principais adaptações do modelo australiano aplicado em Cachoeirinha é o uso de vans e não de ônibus ou microônibus para o aplicativo. “As vans são menores e, portanto mais ágeis para o trânsito na cidade”, revela Casagrande. “E mais econômicas também”. Em um dia de serviço, os veículos fazem mais viagens e atendem a mais passageiros a um custo financeiro menor — o que permite a manutenção de uma tarifa acessível. “É o mesmo preço cobrado pelo transporte seletivo urbano dentro da cidade”, completa o diretor.
“Estamos muito contentes com o serviço e a inovação do aplicativo”, conta o prefeito de Cachoeirinha, Cristian Wasen. “O transporte moderno e eficiente como queremos para cidade precisa de soluções novas como essa”.
Fácil de usar
O aplicativo do ‘Teu Bus’ é bem fácil de usar. O passageiro indica o horário e o local aproximado em que pretende embarcar e o aplicativo disponibiliza a confirmação. Dependendo do trajeto que as vans estejam programadas a fazer, o próprio aplicativo sugere um local próximo ou horário mais conveniente para a viagem.
Também é possível programar a viagem para vários dias da semana, sempre em um mesmo horário e destino — facilidade para quem usa o transporte para ir ou voltar da escola ou do trabalho.
A tarifa pode ser paga com o cartão TEU, utilizado em toda a região metropolitana para o pagamento das passagens de ônibus, com pix pelo aplicativo, dinheiro ou cartões de débito e crédito.
Se a moda pega…
A inovação implementada em Cachoeirinha é pioneira na região, mas aponta um caminho para o transporte metropolitano. Todas as empresas que operam sistemas municipais tem dificuldades de caixa por conta da queda do número de passageiros nos últimos anos; primeiro, veio a onda dos aplicativos e, depois, a pandemia. A retomada do volume de passageiros transportados não foi, de longe, na mesma toada.
Transporte por demanda compartilhada pode se tornar uma forma de negócio complementar à atividade do transporte urbano — especialmente se operado pela mesma empresa, como é o caso de Cachoeirinha. Desta forma, não há competição pelo passageiro, ao contrário; é o usuário que escolhe o serviço pela facilidade que lhe convém.
Se a tarifa for justa, pega.