VIAMÃO

Troca de partido do governador tem impactos em Viamão: prefeito Bortoletti e deputado Bonatto em partidos diferentes?

Bortoletti (E) e deputado Valdir Bonatto (D): em posições politicas opostas? / Arquivo

Na dinâmica da política um movimento feito em Brasília e outro em São Paulo podem ter impacto diretamente na Velha Capital, Viamão. As consequências da fusão do PSDB com o Podemos, anunciada pelas direções nacionais dos partidos, e a confirmação da filiação do governador Eduardo Leite no PSD, já começam a ser pautas de reuniões (ainda) privadas no âmbito municipal.

Maior partido de Viamão, o PSDB conta com o prefeito, vice, deputado estadual e sete vereadores. Uma verdadeira máquina que pode começar a se fragmentar, dependendo do rumo de seus dois principais líderes, o prefeito Rafael Bortoletti e o deputado-professor Valdir Bonatto. Na última semana, a Executiva do PSDB municipal se reuniu com o deputado e o prefeito para ouvir as primeiras impressões de ambos.

Na capital, já é dada como certa a ida de Bonatto para o PSD, acompanhando o governador e também seus colegas deputados. A colunista Rosane de Oliveira, de GZH, já “cravou” por duas vezes que o líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul vai se filiar ao PSD, em breve.

Porém, aqui em Viamão, o primeiro sinal visível do prefeito foi no rumo da permanência no novo partido que será formado da soma PSDB+Podemos. Bortoletti participou da reunião virtual com Eduardo Leite, que convidou os prefeitos e vices do PSDB para acompanhá-lo na nova missão. Não se sabe a posição de Bortoletti nesta ocasião.

O que é fato, é a realização de uma reunião-almoço, no Vila Ventura, nesta segunda-feira, dia 12 de maio, com o presidente estadual do Podemos, Éverton Braz. Acompanhado do vice-prefeito, Maninho Fauri, do chefe de gabinete Luiz Felipe Niffa, a comitiva do Podemos também tinha o ex-vice-prefeito e vereador Atidor da Cruz e o atual presidente da Câmara, Rodrigo Pox.

Tudo ainda está no ramo da especulação, pois não há confirmação de que se abrirá uma janela para vereadores e deputados trocarem de partido. O fato é que uma relação que já foi muito próxima, classificada por muitos como “de pai e filho”, entre Bortoletti e Bonatto, pode estar perto de ter mais um ponto de afastamento. De olho nas cenas dos próximos capítulos.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade