Desenho trabalha a proposta da inclusão de forma lúdica
No começo do mês, foi exibido o segundo capítulo da Turminha da Jujuba, um desenho animado voltado ao público infantil que trabalha a proposta da inclusão de forma lúdica ao trazer personagens neurodivergentes com autismo e TDAH. Tudo acontece em uma escola dentro de uma árvore em uma vila encantada.
Nesse episódio, os personagens aprendem que compartilhar vai além de dividir brinquedos: é também um gesto de carinho, empatia e amizade. Mas aprendem uma lição importante, que é a de respeitar quando o outro não quer compartilhar. Com situações divertidas, lições leves e um toque de magia, o episódio mostra que cada um tem seu jeito e suas escolhas. O episódio está disponível no YouTube no canal Turminha da Jujuba.
A criação do desenho infantil, que estreou há dois meses, é da psicóloga catarinense Juliana Barbato. Especialista em neurodivergência e autismo, ela encontrou na ficção uma forma lúdica de orientar e de buscar a inclusão.
“Com a Turminha da Jujuba, as crianças neurodivergentes encontrarão personagens com características que espelham seus próprios desafios e formas únicas de ver o mundo. Isso gera acolhimento, pertencimento e autoestima. Não é um desenho sobre rótulos, é sobre pessoas reais em seus diversos jeitos de ser”.
A animação promete amparar o desenvolvimento do público infantil a partir de situações-problema que viabilizam soluções a serem identificadas pelo próprio espectador, auxiliando-o a lidar com adversidades e frustrações do dia a dia.
“O desenho é inclusivo. Veio pela ideia de disponibilizar para as crianças e para as famílias ferramentas de aprendizado para lidar com crianças neurodivergentes. O objetivo é ensinar, com o auxílio do entretenimento, comportamentos positivos pautados na ciência da análise do comportamento através da musicalização para memorizar o aprendizado”.
E a ideia da autora não é parar por aí. Juliana Barbato já projeta uma segunda temporada com outros personagens, pensando em promover a inclusão, com um cadeirante e um deficiente visual.
“Sempre tive como propósito deixar um legado diferente para o mundo, que vá fazer a diferença na vida das crianças. Durante esse processo, tive um bebê diagnosticado com autismo. Aí, virou também uma jornada muito mais pessoal”, conta.
“Fiz algo inovador, para se tornar referência. Para isso, contei com uma equipe especializada e com excelência no trabalho científico, focado principalmente no comportamento infantil”, complementa a psicóloga.
Quem são os personagens da Turminha da Jujuba
Jujuba – A protagonista é inspirada na própria autora. Ela aparece na trama para resolver os conflitos com positividade e inteligência.
Professora Cora – Coruja sábia, que fala sobre sentimentos, virtudes e convivência com doçura e firmeza.
Caco – Macaquinho travesso com TDAH, que é pura energia e criatividade.
Pandu – Panda artista, que adora desenhar e colecionar folhas. Com nível 1 de autismo, tem seletividade alimentar.
Rafa – Raposa introspectiva, meticulosa e observadora. Tem nível 2 de autismo.
Nino – Rinoceronte metódico, que precisa de rotina e tranquilidade para se sentir bem.
Pipo – Passarinho e melhor amigo de Nino, fica sempre posicionado na cabeça dele. É um ajudante terapêutico. Também tem a missão de ajudar a turminha a compreender seus gestos e atitudes, já que ele não possui verbalidade.
Assista.