coluna do silvestre

Um ano de CCR no estado: o que mudou na Freeway e nas outras estradas concedidas

Concessionária CCR ViaSul assumiu e começou a trabalha ra Freeway e mais três estradas federais em território gaúcho em fevereiro do ano passado.

Em 15 de fevereiro de 2019 a empresa CCR ViaSul assumiu a administração de quatro trechos rodoviários no Rio Grande do Sul: as BR-101, BR-290, BR-386 e BR-448, por meio do programa de concessões federais, promovido pelo Ministério da Infraestrutura.

Neste primeiro ano da concessão a empresa promoveu o que define como “uma transformação” nos 473,4 quilômetros dessas rodovias. E assegura que também contribuiu para com o desenvolvimento socioeconômico dos 36 municípios “tocados” pelo programa, que é por onde passam as estradas concedidas.

Um dos grandes desafios do período segundo análise feita pela própria CCR foi restabelecer as condições de trafegabilidade e segurança desses trechos com os trabalhos iniciais, previstos contratualmente.

 

O que foi feito

 

Com investimentos de R$ 350 milhões, os serviços contemplaram:

– recuperação do pavimento

– implantação e renovação das placas de sinalização vertical

– pintura da sinalização horizontal – faixas e tachas refletivas

– limpeza das vias com capina, roçada e retirada de lixo

– recomposição do sistema de drenagem

– recomposição do sistema de segurança

– revitalização da iluminação

 

Serviços 24 horas

 

A CCR ViaSul também fez a implementação da prestação de serviço 24 horas:

– atendimento pré-hospitalar

– serviço de socorro e resgate

– atendimento com UTIs móveis

– atendimento mecânico com guinchos leves e pesados

– inspeção permanente de tráfego

– rotina de conservação e manutenção

– canal 0800 000 0290 para informações e emergências

 

CARA NOVA

 

Preparar a BR-290 – a Freeway -, para o verão foi um dos compromissos imediatos no primeiro ano de concessão da CRR em território gaúcho. A rodovia é a principal rota que liga Porto Alegre ao Litoral Norte do estado e às praias de Santa Catarina, além de ser o elo da capital com Região Metropolitana.

As frentes de revitalização de pavimento, sinalização vertical e horizontal, de iluminação nos trechos urbanos, além dos serviços de capina e roçada, trabalharam forte nos 98,1 quilômetros entre Osório e Porto Alegre. Outro desafio foi a aplicação de medidas para melhorar o fluxo nos períodos de maior concentração de veículos.

Uma das ações é a operação de uso do acostamento como faixa adicional de Gravataí a Osório, realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, na ida e retorno das praias. Para agilizar a cobrança da tarifa e a passagem pelos pedágios, colocou em prática a operação papa-fila, que antecipa o pagamento das tarifas aos colaboradores.

 

Importante

 

A CCR ViaSul é responsável também pela operação do vão móvel da ponte do Guaíba, que teve seu pavimento reconstruído e sistema de içamento revitalizado.

 

Outras estradas

 

BR-386

Conhecida como a Rodovia da Produção, a BR-386 é responsável pelo escoamento de grande parte da carga que circula pela malha rodoviária do Estado, de Carazinho a Canoas, e passou por uma verdadeira transformação desde a chegada da CCR ViaSul.

Os 265,8 quilômetros concedidos exigiram os maiores investimentos e esforços das equipes de trabalho da concessionária.

Somente nesse trecho foram aplicadas mais de 184 mil toneladas de massa asfáltica (7,6 mil caminhões), 74% da produção utilizada em todo o trecho. Foram implantadas 7,6 mil novas placas e nova sinalização horizontal em 150 mil metros quadrados da rodovia.

 

BR-101

No trecho gaúcho da BR-101, entre Osório e Torres – na divisa com Santa Catarina, que pela primeira é contemplado com os serviços de uma concessionária, as melhorias também são perceptíveis.

Além da recuperação da malha asfáltica ao longo dos 87,9 quilômetros, da revitalização das sinalizações horizontal e vertical e serviços de conservação, foi realizada, ainda, a recuperação da iluminação em todo o Túnel Morro Alto,

No túnel, localizado entre os quilômetros 67 e 69, no município de Maquiné, aproximadamente 2,2 mil luminárias foram substituídas por LED, e o sistema de segurança foi revitalizado, bem como os jatos ventiladores e sensores de fumaça.

 

BR-448

Conhecida como Rodovia do Parque, e um dos trechos mais prejudicados com os problemas de cabos, o cabeamento aéreo foi implantado ao longo dos 21,6 quilômetros.

Trata-se de aspecto importante voltado à segurança dos usuários das rodovias a questão da iluminação. Neste primeiro ano, a CCR ViaSul recuperou a iluminação em todo o trecho urbano, com 100% das luminárias substituídas por LED (6,6 mil)

 

EM NÚMEROS

 

Aplicadas 249.078 toneladas de massa asfáltica (8.787 caminhões)

88 ciclos dos serviços de capina e roçada

11.8 mil novas placas de sinalização

337 mil metros quadrados de sinalização horizontal (pintura)

2.880 metros cúbicos de lixo recolhido (240 cargas de caminhão)

139,4 quilômetros de cabeamento aéreo e substituição de 6,6 mil luminárias

190 mil metros de novas cercas

Limpeza e desobstrução de 5 mil dispositivos

Implantação de 14.656 metros quadrados de telas antiofuscantes nas BR-101 e BR-386

3.040 metros de novas defensas metálicas

 

 

O diferencial

 

Além dos trabalhos que garantem mais conforto e segurança às rodovias, um dos serviços mais valorizados pelos usuários da concessão é o socorro médico e mecânico 24 horas, disponível em todas as rodovias administradas pela CCR ViaSul.

Para acionar os serviços de emergência, os usuários têm à disposição o canal 0800 000 0290.

Neste primeiro ano foram realizados 60,4 mil atendimentos e a importância dessas equipes pode ser traduzida em números: aproximadamente 88 pessoas, por dia, receberam assistência relacionada a algum problema mecânico, média de quase quatro a cada hora.

Atualmente, são 270 profissionais voltados à operação em todo o trecho, mobilizando 58 veículos operacionais.

 

Benefícios regionais

 

1

Ao investir no desenvolvimento em infraestrutura, por meio das melhorias nas estradas, na prestação de serviços e ações de educação e segurança viária, o programa de concessão também beneficia as regiões por onde passa, contribuindo com o progresso do Rio Grande do Sul.

 

2

A geração de empregos é um ponto que merece ser destacado neste período. Desde sua chegada ao Rio Grande do Sul, a concessionária CCR ViaSul prioriza a contratação de mão-de-obra local em todas as frentes de trabalho e, nesse período, foram criados 1,3 mil empregos diretos.

 

3

Além disso, os municípios da área de cobertura da concessão também recebem repasse direto do Imposto sobre Serviços (ISS). De fevereiro de 2019 a janeiro de 2020 foram repassados R$ 16,211 milhões, sendo R$ 9,099 milhões da receita de pedágio para os seis municípios contemplados pela BR-290 (Freeway) e outros R$ 7,112 milhões em obras e serviços para todas as 36 cidades.

 

4

Para se ter uma ideia da importância no caixa dos municípios, o repasse de ISS da receita de pedágio chega a representar 40% do total do imposto recolhido em Santo Antônio da Patrulha.

 

O compromisso

 

Para o diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, muito mais que cumprir obrigações contratuais, a CCR ViaSul tem um compromisso com a sociedade gaúcha.

— Este foi o primeiro grande degrau que superamos dos 29 que temos pela frente. E nosso objetivo é buscar, constantemente, a excelência na prestação dos nossos serviços, oferecendo aos nossos usuários cada vez mais conforto, segurança e fluidez, premissas garantidas pela expertise e padrão do Grupo CCR — garante ele.

 

 

 

 

 

 

 

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