Em 15 de fevereiro de 2019 a empresa CCR ViaSul assumiu a administração de quatro trechos rodoviários no Rio Grande do Sul: as BR-101, BR-290, BR-386 e BR-448, por meio do programa de concessões federais, promovido pelo Ministério da Infraestrutura.
Neste primeiro ano da concessão a empresa promoveu o que define como “uma transformação” nos 473,4 quilômetros dessas rodovias. E assegura que também contribuiu para com o desenvolvimento socioeconômico dos 36 municípios “tocados” pelo programa, que é por onde passam as estradas concedidas.
Um dos grandes desafios do período segundo análise feita pela própria CCR foi restabelecer as condições de trafegabilidade e segurança desses trechos com os trabalhos iniciais, previstos contratualmente.
O que foi feito
Com investimentos de R$ 350 milhões, os serviços contemplaram:
– recuperação do pavimento
– implantação e renovação das placas de sinalização vertical
– pintura da sinalização horizontal – faixas e tachas refletivas
– limpeza das vias com capina, roçada e retirada de lixo
– recomposição do sistema de drenagem
– recomposição do sistema de segurança
– revitalização da iluminação
Serviços 24 horas
A CCR ViaSul também fez a implementação da prestação de serviço 24 horas:
– atendimento pré-hospitalar
– serviço de socorro e resgate
– atendimento com UTIs móveis
– atendimento mecânico com guinchos leves e pesados
– inspeção permanente de tráfego
– rotina de conservação e manutenção
– canal 0800 000 0290 para informações e emergências
CARA NOVA
Preparar a BR-290 – a Freeway -, para o verão foi um dos compromissos imediatos no primeiro ano de concessão da CRR em território gaúcho. A rodovia é a principal rota que liga Porto Alegre ao Litoral Norte do estado e às praias de Santa Catarina, além de ser o elo da capital com Região Metropolitana.
As frentes de revitalização de pavimento, sinalização vertical e horizontal, de iluminação nos trechos urbanos, além dos serviços de capina e roçada, trabalharam forte nos 98,1 quilômetros entre Osório e Porto Alegre. Outro desafio foi a aplicação de medidas para melhorar o fluxo nos períodos de maior concentração de veículos.
Uma das ações é a operação de uso do acostamento como faixa adicional de Gravataí a Osório, realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, na ida e retorno das praias. Para agilizar a cobrança da tarifa e a passagem pelos pedágios, colocou em prática a operação papa-fila, que antecipa o pagamento das tarifas aos colaboradores.
Importante
A CCR ViaSul é responsável também pela operação do vão móvel da ponte do Guaíba, que teve seu pavimento reconstruído e sistema de içamento revitalizado.
Outras estradas
BR-386
Conhecida como a Rodovia da Produção, a BR-386 é responsável pelo escoamento de grande parte da carga que circula pela malha rodoviária do Estado, de Carazinho a Canoas, e passou por uma verdadeira transformação desde a chegada da CCR ViaSul.
Os 265,8 quilômetros concedidos exigiram os maiores investimentos e esforços das equipes de trabalho da concessionária.
Somente nesse trecho foram aplicadas mais de 184 mil toneladas de massa asfáltica (7,6 mil caminhões), 74% da produção utilizada em todo o trecho. Foram implantadas 7,6 mil novas placas e nova sinalização horizontal em 150 mil metros quadrados da rodovia.
BR-101
No trecho gaúcho da BR-101, entre Osório e Torres – na divisa com Santa Catarina, que pela primeira é contemplado com os serviços de uma concessionária, as melhorias também são perceptíveis.
Além da recuperação da malha asfáltica ao longo dos 87,9 quilômetros, da revitalização das sinalizações horizontal e vertical e serviços de conservação, foi realizada, ainda, a recuperação da iluminação em todo o Túnel Morro Alto,
No túnel, localizado entre os quilômetros 67 e 69, no município de Maquiné, aproximadamente 2,2 mil luminárias foram substituídas por LED, e o sistema de segurança foi revitalizado, bem como os jatos ventiladores e sensores de fumaça.
BR-448
Conhecida como Rodovia do Parque, e um dos trechos mais prejudicados com os problemas de cabos, o cabeamento aéreo foi implantado ao longo dos 21,6 quilômetros.
Trata-se de aspecto importante voltado à segurança dos usuários das rodovias a questão da iluminação. Neste primeiro ano, a CCR ViaSul recuperou a iluminação em todo o trecho urbano, com 100% das luminárias substituídas por LED (6,6 mil)
EM NÚMEROS
Aplicadas 249.078 toneladas de massa asfáltica (8.787 caminhões)
88 ciclos dos serviços de capina e roçada
11.8 mil novas placas de sinalização
337 mil metros quadrados de sinalização horizontal (pintura)
2.880 metros cúbicos de lixo recolhido (240 cargas de caminhão)
139,4 quilômetros de cabeamento aéreo e substituição de 6,6 mil luminárias
190 mil metros de novas cercas
Limpeza e desobstrução de 5 mil dispositivos
Implantação de 14.656 metros quadrados de telas antiofuscantes nas BR-101 e BR-386
3.040 metros de novas defensas metálicas
O diferencial
Além dos trabalhos que garantem mais conforto e segurança às rodovias, um dos serviços mais valorizados pelos usuários da concessão é o socorro médico e mecânico 24 horas, disponível em todas as rodovias administradas pela CCR ViaSul.
Para acionar os serviços de emergência, os usuários têm à disposição o canal 0800 000 0290.
Neste primeiro ano foram realizados 60,4 mil atendimentos e a importância dessas equipes pode ser traduzida em números: aproximadamente 88 pessoas, por dia, receberam assistência relacionada a algum problema mecânico, média de quase quatro a cada hora.
Atualmente, são 270 profissionais voltados à operação em todo o trecho, mobilizando 58 veículos operacionais.
Benefícios regionais
1
Ao investir no desenvolvimento em infraestrutura, por meio das melhorias nas estradas, na prestação de serviços e ações de educação e segurança viária, o programa de concessão também beneficia as regiões por onde passa, contribuindo com o progresso do Rio Grande do Sul.
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A geração de empregos é um ponto que merece ser destacado neste período. Desde sua chegada ao Rio Grande do Sul, a concessionária CCR ViaSul prioriza a contratação de mão-de-obra local em todas as frentes de trabalho e, nesse período, foram criados 1,3 mil empregos diretos.
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Além disso, os municípios da área de cobertura da concessão também recebem repasse direto do Imposto sobre Serviços (ISS). De fevereiro de 2019 a janeiro de 2020 foram repassados R$ 16,211 milhões, sendo R$ 9,099 milhões da receita de pedágio para os seis municípios contemplados pela BR-290 (Freeway) e outros R$ 7,112 milhões em obras e serviços para todas as 36 cidades.
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Para se ter uma ideia da importância no caixa dos municípios, o repasse de ISS da receita de pedágio chega a representar 40% do total do imposto recolhido em Santo Antônio da Patrulha.
O compromisso
Para o diretor-presidente da CCR ViaSul, Fausto Camilotti, muito mais que cumprir obrigações contratuais, a CCR ViaSul tem um compromisso com a sociedade gaúcha.
— Este foi o primeiro grande degrau que superamos dos 29 que temos pela frente. E nosso objetivo é buscar, constantemente, a excelência na prestação dos nossos serviços, oferecendo aos nossos usuários cada vez mais conforto, segurança e fluidez, premissas garantidas pela expertise e padrão do Grupo CCR — garante ele.