memória

Um Museu em Gravataí

O Museu Municipal Agostinho Martha é o único de Gravataí, foi fundado em 1974 e já passou por um incêndio

O tempo é uma força constante, onipresente e impiedosa. Com o propósito de imortalizá-lo, o ser humano desenvolveu técnicas bastante especificas. São lembranças, registros, objetos, além de uma infinidade de recursos que conservam culturas e eternizam antepassados. Em Gravataí a realidade não poderia ser diferente.

Fundado pela Lei Complementar Municipal 1217, em 30 de julho de 1974, o Museu Municipal Agostinho Martha é o único de Gravataí. A primeira sede foi na rua Luiz Bastos do Prado, sendo transferida para a Rua Nossa Senhora dos Anjos em 1985.

O sobrado contempla as características do estilo colonial português, marcas que o tempo não conseguiu apagar.
A arquivista do museu, Shirlei Lopes, explica:

— O museu é montado em ordem cronológica e nos conta um pouco sobre a história de Gravataí. Começamos com a chegada dos primeiros índios das Missões Jesuíticas, até chegarmos ao período contemporâneo.

 

Raízes do município

 

Além das influências indígenas, Shirlei também cita as raízes açorianas, negras e alemãs que contribuíram com o histórico do município. O acervo é formado por inúmeras peças, entre elas a cerâmica tupi-guarani, o tear manual e objetos de tecelagem, entre outros.

Em razão de um incêndio, diversos objetos do museu foram perdidos em 1997.

— Não é possível calcular o número exato de peças perdidas, mas em torno de 50% dos itens do museu e do arquivo histórico foram consumidos pelas chamas — explica Shirlei.

Sobre o público que mais visita o local, a arquivista diz que mais de 700 crianças de diversas escolas de Gravataí já tiveram a oportunidade conhecer o museu.

— Além do serviço de visita guiada, nós somos os responsáveis pelo Circuito Turístico e Cultural, um passeio que abrange não só as atrações do museu como diferentes pontos turísticos espalhados pela cidade — acrescenta.

 

Sobre o Dia Internacional dos Museus

 

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio. A data foi criada pelo Conselho Internacional dos Museus – ICOM, órgão responsável por integrar a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura – UNESCO. 

 

Memórias que se replicam, histórias que sobrevivem.

 

Os interessados em conhecer o Museu Municipal Agostinho Martha podem se dirigir até a Rua Nossa Senhora dos Anjos, 541, região central de Gravataí, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O museu é mantido pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Arte e Cultura do Município.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade