Na Sociedade Beneficente Casa da Criança São Francisco de Assis, no bairro Tom Jobim, onde a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba fez uma das entregas dos brinquedos arrecadados na campanha Doe Sonhos, capitaneada pelo seu gabinete e pela Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Joana (os nomes foram trocados), 3 anos, chega às 07h e volta para uma casa emprestada perto das 18h. Isso porque há uns três meses, o local onde morava com sua mãe foi totalmente destruído pelo fogo e foi a Casa São Francisco que mobilizou toda a comunidade próxima na arrecadação de roupas, colchões, alguns móveis e até na busca de novos documentos para a família, porque tudo foi consumido pelo fogo.
Na Casa São Francisco, do café da manhã à janta, com aulas de música, ginástica, pintura e algumas lições escolares, 126 crianças de zero a seis anos são abrigadas e protegidas por uma equipe de 24 diferentes anjos, entre professores, nutricionistas, cozinheiras, psicólogas e auxiliares de limpeza. Tudo pago por repasses da Prefeitura de Gravataí e doações da comunidade.
Mas as histórias não são todas tristes
Um exemplo disso são os pais da pequena Cristina, 2 anos e 9 meses, e de sua irmã, Martina, que antes das 07h deixam lá as pequenas e, após um dia duro de trabalho em obras, fazem questão de buscar as meninas, sempre com largos sorrisos cheios de saudade, citados por todos. São histórias assim que nos incentivam ainda mais a continuar o trabalho diário de ajudar aos que precisam. E fazemos isso nos demais 364 dias do ano também. A administração pública tem o dever de tornar a vida das pessoas melhor e, aqui em Gravataí, fazemos isso com muito carinho afirma Patrícia Bazotti Alba, referindo-se à administração de seu marido, o prefeito Marco Alba.
João Paulo teve seus pais envolvidos com álcool e drogas. E a tragédia não terminou aí, também seu padrasto enforcou-se na própria casa. João, na época, tinha um ano e seis meses e, por influência da vizinha e responsável pelas refeições na São Francisco, foi aceito e passou a freqüentar a Casa. Quem nos conta esta história, que já tem quase 10 anos, é a mesma responsável pelas refeições que, agora, é também mãe de João.
A diretora Márcia Taís, que dirige a Casa desde sua criação, há 18 anos, fala dos planos para 2018. Com a ajuda da Prefeitura e da comunidade, queremos aumentar para 188 crianças, atendidas em turno integral e também no turno inverso ao escolar conta esperançosa.
A arrecadação de brinquedos continua até dia 23 de dezembro, no Gravataí Shopping Center.