opinião

Uma vitória de Pirro em racha na bancada do MDB; de ’Miss Colômbia’ a ’O Pacificador’

Nadir Rocha é o novo líder da bancada do MDB na Câmara de Gravataí

Alan Vieira foi ‘Miss Colômbia’ na liderança da bancada do MDB na Câmara de Gravataí. Nadir Rocha foi mantido na função.

Como tratei em Nadir não é candidato; racha na bancada do MDB e O primeiro enfrentamento entre Jones e Marco Alba, Jones Martins descontou. Fez o 1 após os 7 tentos do prefeito Marco Alba, como analisei nos artigos  A chapa dos sonhos de Marco Alba; de ’Grande Arquiteto’ a ’Grande Eleitor’Marco Alba curte Zaffalon; a preferência no domingo do palíndromo e d.

Político já espalhavam o apelido em meme pelo WhatsApp, após vazar que o resultado seria de 3 a 2 na escolha. Alex Tavares votou em Alan; Clebes Mendes e Paulinho da Farmácia votaram em Nadir Rocha.

Afinal, Alan foi líder sem ter sido. Acordo verbal firmado em dezembro do ano passado foi desfeito depois que publiquei o artigo  Alan líder da bancada é ’ganhada’ de Marco Alba; ruim para Jones revelando que o voto do vereador passaria a vale dois no diretório em caso de uma prévia para escolher o candidato do governo à Prefeitura entre os favoritos de Marco – Luiz Zaffalon ou Dr. Levi – e Jones Martins.

Mas Alan foi hábil em reverter a situação. Siga o discurso que fez na tribuna, abrindo mão da disputa pela liderança, e, ao fim, comento.

 

“(…)

Uso a palavra para me despedir de uma liderança da bancada que nem cheguei a assumir. Os colegas de parlamento até podem rir, brincar. Gestores da fofoca podem até se regozijar.

Mas dizer a verdade faz bem, liberta.

E essa é uma característica minha.

Falar a verdade e cumprir a palavra.

Palavra escrita, mas também a palavra falada, que acredito ter até mais fidúcia, e assim me ensinaram meu pai e minha mãe em família, e, na política, aquele que brincam ser meu ‘pai político’, o prefeito Marco Alba.

Abro mão de disputar a liderança porque me parece uma questão menor frente a tantos desafios. Digo isso sem rancor, e sim com o coração aberto. Nós, do governo, sabemos a dor das renúncias momentâneas, e só por isso conhecemos a alegria de hoje poder responder à altura do que precisa nossa comunidade.

Abrir mão da liderança não me torna melhor do que ninguém, não me faz especial. Apenas confirma minha luta para que nosso projeto procure sempre atender ao interesse público, e não se perca em coisas menores da política, em interesses pessoais.

A minha manchete hoje é que o governo Marco Alba vai muito bem e, no que depender de mim, o MDB seguirá unido e forte. Desejo um bom trabalho ao nosso véinho, eterno vereador Nadir Rocha.

(…)”.

 

Analiso.

Enquanto Alan saiu como ‘O Estadista’, ou 'O Pacificador', que 'renunciou' à liderança para manter o MDB unido, Nadir, Clebes, Paulinho e Jones foram ‘Pirro’.

‘Vitória pírrica’ é uma expressão usada para se referir a uma vitória obtida a alto preço, que potencialmente acarreta prejuízos irreparáveis.

Para ilustrar, um relato de Plutarco, feito por Dioniso de Halicarnasso sobre as vitórias do rei Pirro do Epiro sobre os romanos nas batalhas de Heracleia e do Ásculo, em 280 a.C e 279 a.C.:

 

“(…) Os exércitos se separaram; e, diz-se, Pirro teria respondido a um indivíduo que lhe demonstrou alegria pela vitória:

– Outra vitória como esta o arruinaria completamente.

Ele havia perdido uma parte enorme das forças que trouxera consigo, e quase todos os seus amigos íntimos e principais comandantes; não havia outros homens para formar novos recrutas, e encontrou seus aliados na Itália recuando. Por outro lado, como que numa fonte constantemente fluindo para fora da cidade, o acampamento romano era preenchido rápida e abundantemente por novos recrutas, todos sem deixar sua coragem ser abatida pela perda que sofreram, mas sim extraindo de sua própria ira nova força e resolução para seguir adiante com a guerra (…)

 

Sigo.

O discurso de Alan, que além de citar Marco Alba como seu ‘pai político’, foi proferido duas horas após o vereador postar no Facebook um storie sentado na mesa de audiência do prefeito, permite a leitura de que cada um mostrou seu ‘lado’ – ao menos no momento.

Vazou que os três vereadores que derrubaram Alan justificaram que ele não tinha aceitação junto à base do governo; na verdade, o que se mostrou é que não tinha aceitação entre os colegas que lhe retiraram a coroa.

Imaginem se o prefeito indicar Alan como líder do governo? O argumento desaba, ou, no mínimo, os três serão desautorizados por Marco Alba e, possivelmente, pelo silêncio da base governistas.

Nadir, que o mundo político entendeu agir como ‘vovô de recado’ de Jones para pressionar Marco Alba, é quem mais perdeu. Como antecipei em Nadir não é candidato; racha na bancada do MDB, ficou insustentável sua autoproclamação como candidato a prefeito pelo MDB.

Coincidência, ou não, está lá, no encerramento do discurso de Alan:

– Desejo um bom trabalho ao nosso véinho, eterno vereador Nadir Rocha.

“Eterno vereador”.

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade