As obras da primeira Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí avançam dentro do cronograma e já atingiram 60% de execução, conforme vistoria realizada na manhã de sexta-feira (10) pelo prefeito em exercício, Dr. Levi Melo, acompanhado da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
“Teremos uma belíssima estrutura junto à UPA da 74. Se não houver nenhuma alteração no cronograma, em dois meses devemos inaugurar mais uma importante conquista para a saúde de Gravataí”, declarou o prefeito em exercício durante a visita ao canteiro de obras.
A nova unidade está sendo construída junto à UPA Abílio Alves dos Santos, na parada 74, e representa um avanço histórico para o sistema de saúde municipal — será o primeiro espaço próprio para coleta de sangue na cidade, eliminando a necessidade de deslocamento dos doadores até Porto Alegre.
Mais facilidade para quem doa, mais agilidade para quem precisa
Durante a vistoria, o secretário municipal de Saúde, Régis Fonseca, destacou o impacto positivo que a unidade trará à população. “O doador não vai precisar mais ir até a Capital para doar sangue. Poderá ser solidário com quem precisa aqui na cidade, e isso vai facilitar muito o processo de doação”, afirmou.
O novo serviço vai permitir que Gravataí amplie sua capacidade de captação e reposição de estoques de sangue, atendendo demandas locais e fortalecendo a rede hospitalar do município.
Estrutura moderna e acessível
Com investimento de R$ 852 mil, a Unidade de Coleta de Sangue terá 115 metros quadrados e foi projetada com acessibilidade total e funcionamento fora do ambiente hospitalar — o que garante conforto e segurança tanto para doadores quanto para pacientes.
O espaço contará com áreas de recepção, triagem clínica e hematológica, coleta, apoio e recuperação do paciente, além de espaço para lanche e sanitários. O projeto foi elaborado para seguir todos os parâmetros técnicos exigidos pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Saúde.
Durante a visita, também acompanharam o prefeito em exercício a arquiteta Márcia Marc, a engenheira civil Raquel Simone da Silva e a estagiária de arquitetura Alice Teixeira, responsáveis pelo acompanhamento técnico da obra.
Dr. Levi Melo responde como prefeito em exercício até 17 de outubro, período em que o titular do cargo, Luiz Zaffalon, cumpre período de férias. A previsão é de que a unidade seja inaugurada ainda neste ano, ampliando a rede de atenção e fortalecendo a política municipal de saúde pública.