saúde pública

UPA chega aos mil atendimentos em uma semana

Laiana com o filho de quatro meses: atendimento rápido e elogio à estrutura e profissionalismo da equipe

Entregue à comunidade no dia 15 passado, quando abriu as portas no final da tarde para iniciar os serviços na área da saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Prefeito Abílio Alves dos Santos bateu 1.000 atendimentos em uma semana de  atividades.

Ao meio dia de terça (21/2) a unidade completou 137 horas de funcionamento e o número de atendimentos chegava a 961 pacientes. O número equivale à media de sete pessoas atendidas por hora. Como se passaram mais de 18h até o começo da noite desta quarta, quando se completou exatamente uma semana da abertura da unidade ao público, o cálculo acusa 1.087 pacientes atendidos.

A inauguração da UPA, localizada na Avenida Dorival Cândido de Oliveira, altura da para 74 e na curva de acesso para a RS-118, aconteceu no dia 3 passado. E os primeiros 1.000 atendimentos não foram exclusivos aos habitantes de Gravataí. Moradores de Cachoeirinha também procuraram os serviços da unidade.

Desde o dia 15 pelo menos 86 pessoas da cidade vizinha foram atendidas na UPA. De acordo com a coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento, Paula Passos, já era esperada a procura do serviço por outras cidades.

— Os moradores de outras cidades têm o mesmo atendimento aqui. É uma honra saber que nos tornamos uma referência na região em tão pouco tempo — afirmou Paula.

 

Ponto de turismo

 

Segundo a enfermeira Bárbara Souza, encarregada do procedimento de triagem e classificação dos pacientes para encaminhamento médico, pelo menos duas pessoas passam pela UPA diariamente para verificação da pressão arterial e aproveitam para conhecer a estrutura da unidade. É quase um local de turismo.

— Nos meus turnos de plantão atendo de duas a três pessoas, normalmente idosos, que vêm para verificar a pressão e aproveitam para conhecer os serviços de perto. Agora há pouco atendi um senhor que elogiou muito a estrutura e queria conhecer o atendimento para o caso de, um dia, ele precisar por 'motivos graves' — conta a enfermeira.

 

Classificação por cor

 

O encaminhamento de triagem é rápido na avaliação da enfermeira Bárbara.

— Não paramos um minuto de atender, verificar os sinais dos pacientes e fazer a classificação de prioridade de atendimento — comenta.

O serviço de urgência e emergência tem classificação por cor de acordo com a complexidade de cada caso. São azuis os casos ‘leves’ ganham sinal vermelho os pacientes que precisam de assistência imediata. Estes são levados ao atendimento médico assim que chegam ao local.

— Os pacientes com classificação amarela são passados na frente dos que têm classificação azul e verde, por exemplo. Estes não são considerados com risco de vida. E os pacientes com ‘tarja’ vermelha são imediatamente atendidos. Essa classificação por cores é importante para a qualidade e rapidez do serviço — explica.

 

Palavra de mãe

 

Laiana Soares, 26 anos, moradora de bairro Morungava, não conseguiu consulta com o pediatra que normalmente dá assistência médica ao seu filho de quatro meses Ela foi nesta terça até a UPA em busca de socorro e elogiou a atenção recebida.

— A estrutura é ótima e o pessoal também é muito  qualificado. Cheguei aqui com o meu bebê e a triagem foi rápida — destaca a  mãe que ainda elogiou a localização do espaço, pelo fácil acesso aos moradores.

— É perto de tudo, muito boa a localização.

 

Sangue e urina

 

A UPA 24 Horas dispõe de ambulância para transporte de pacientes em tempo integral. Se não tiver como dar a assistência no local e dependendo das suas condições, o paciente é avaliado pelo clínico geral e encaminhado a um hospital ou para o Pronto Atendimento 24 horas — diz a coordenadora, Paula Passos.

Também podem ser realizadas coletas para exames de sangue e urina, com média de até duas horas para divulgação do laudo. Os casos mais comuns, na maioria, ainda são considerados leves, como diabetes descompensada, dores de ouvido, garganta e estômago, além de sintomas de resfriados e gripes.

— Todos os pedidos dos pacientes são avaliados na triagem e aí informamos quais os procedimentos serão realizados. Aqui o atendimento é imediato, o paciente demora minutos da recepção e logo é encaminhado à avaliação — explica a enfermeira Bárbara.

 

A equipe, por plantão

– dois enfermeiros

– nove técnicos de enfermagem

– dois médicos – clínico geral

– um médico – pediatra

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