Consagrado como o município do Rio Grande do Sul com mais unidades certificadas no Programa Estratégia Amamenta Alimenta Brasil, Gravataí recebeu, pelas mãos do secretário adjunto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Bruno Palaver, acompanhado pela primeira-dama Marlene Zaffalon, o 11º certificado concedido pelo programa na cidade, entregue à Unidade de Saúde da Família (USF) Costa do Ipiranga.
Hoje, o município conta com 12 unidades certificadas, estando prevista para esta terça-feira, 10, a entrega da última placa para a USF Cohab C.
A primeira-dama parabenizou a equipe pelo reconhecimento recebido:
– Sabemos o quanto o aleitamento materno previne doenças e é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, e me alegra saber que temos profissionais que se dedicam a buscar conhecimento e incentivar essa prática no nosso município.
De acordo com a coordenadora do programa no município, Juliana Carneiro, o intuito da iniciativa é incentivar a amamentação e a alimentação complementar saudável para crianças de até dois anos.
– Foi uma longa caminhada dos profissionais da unidade que, desde 2018, vêm somando atividades e capacitações para que, hoje, chegassem nesse reconhecimento – lembrou a nutricionista.
Além de se manter na liderança do estado, atualmente, Gravataí é o quarto município com mais unidades certificadas do Brasil, empatado com Acaraú (Ceará), ficando atrás somente de Manaus (Amazonas), Castanhal (Pará) e Ribeirão Preto (São Paulo).
A coordenadora da unidade, Roberta Tomazi, comemorou a certificação que colocou Gravataí nessa posição.
– Hoje, concretizamos um trabalho iniciado há quatro anos, e o mérito é todo da equipe, que não mede esforços em prol dessa causa – destacou a enfermeira.
O secretário adjunto Bruno Palaver relembrou os avanços do município na área da Saúde:
– A gestão tem pensado em todas as pontas da Saúde, e as melhorias vão desde a construção de novas unidades até a capacitação de profissionais que colocam Gravataí em lugar de destaque em programas nacionais.
Participaram da entrega da placa, também, a gerente do distrito rural, Camila Cioccari, a coordenadora do Centro Especializado de Nutrição e Qualidade de Vida, Margarete Tavares, e os servidores da unidade de saúde.