O vice-prefeito Dr. Levi Melo e o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca acompanharam o início do horário estendido da Unidade de Saúde da Família Parque dos Eucaliptos.
Agora, a USF fica aberta das 7h às 19h. A ampliação do horário de atendimento faz parte da adesão da unidade ao programa “Saúde na Hora”, criado pelo Ministério da Saúde para facilitar o acesso da população aos serviços da Atenção Básica.
– Estamos muito felizes com esta conquista da USF Parque dos Eucaliptos, que expande os atendimentos, dando a oportunidade de atender um número maior de pessoas. Entendemos que essa ampliação na oferta de serviços trará inúmeros benefícios à população local, além de um grande impacto social, pois possibilitará horários mais flexíveis à população – disse Dr. Levi.
Régis Fonseca complementou que a iniciativa trará melhoria no acesso, uma vez que uma parcela da comunidade trabalha durante o horário de funcionamento da unidade.
– Com horário estendido, até as 19h, será possível realizar um número maior de atendimentos, ampliando o acesso da população aos serviços da atenção primária, como consultas médicas e odontológicas e coleta de exames laboratoriais – explica.
Aline Dutra Longarai, coordenadora da USF Parque dos Eucaliptos, informou que não haverá mudança para os pacientes que já são atendidos (com relação às agendas e à oferta de serviços de saúde).
– Ao todo, são três equipes de Saúde da Família completas e uma de Saúde Bucal.
Trabalhando o conceito de qualidade de vida e alimentação saudável com diversos grupos de oficinas e programas, a horta comunitária é uma realidade, há alguns anos, na USF Parque dos Eucaliptos.
– Uma horta comunitária pode ter muito mais valor do que, simplesmente, fornecer alimentos. São pequenas porções de terra, mas com muito significado para a comunidade, pois funciona como integração e ação terapêutica. E, claro, proporciona mudanças nos hábitos alimentares – disse Moni Santos, usuária da unidade.
A iniciativa foi da direção e dos funcionários da USF, mas já ganhou a simpatia e o entusiasmo dos integrantes dos grupos de nutrição e diabetes, que participaram de uma oficina de plantio em espaços alternativos. A comunidade aprendeu sobre a importância de se manter uma alimentação saudável e técnicas que devem ser aplicadas para o plantio em espaços alternativos.