O usuário do transporte coletivo de Gravataí em pouco tempo vai dispor de meios virtuais para monitorar o deslocamento e aproximação do ônibus que serve à linha que utiliza para ir ao trabalho ou para qualquer outro deslocamento, ao seu ponto de embarque.
É que além do aplicativo anunciado pela Prefeitura em dezembro passado, da empresa GPS Conecta – em fase final de implantação – para monitorar os coletivos que servem às linhas municipais (perímetro urbano), a Cigo Tecnologia também está em fase de testes para lançar seu aplicativo, para monitorar também as linhas intermunicipais.
Com isso, quem utiliza o transporte coletivo de Gravataí – leia-se empresa Sogil – e dispõe de qualquer plataforma com acesso à internet (desktop, smartphone, iPhone, tablets) não terá desculpa se perder o ônibus pois poderá acompanhar o deslocamento do veículo desde que ele sair da garagem, ou do terminal.
GPS Conecta
O serviço que está sendo implantado pela Prefeitura e Conecta, de acordo com o secretário Adão de Castro, da Mobilidade Urbana, deve estar disponível até o mês que vem. No máximo em uma semana, se depender da vontade do secretário, deve terminar o alinhamento de um sistema que, segundo ele, tem a finalidade de “evitar falhas”.
— O que estamos fazendo agora é o que a grosso modo poderíamos chamar de ligação entre dois sistemas para que o usuário não seja induzido ao erro. Acontece, muitas vezes, de um determinado ônibus que faz a linha “x” ser substituído por outro, por problemas mecânicos. E esta substituição é que precisa chegar ao usuário — explicou.
O monitoramento contratado pela Prefeitura, cujo custo o secretário da Mobilidade Urbana, Adão de Castro, não comenta – “pelo menos por enquanto”, disse – diz respeito a 70 ônibus das linhas da Sogil que cobrem as vilas, bairros e área central de Gravataí.
— A demora maior do que esperávamos para disponibilizar o serviço se deve, justamente, ao cuidado que estamos tendo de cercar e eliminar todas as possibilidades de erros — reiterou.
O sistema da GPS Conecta de acordo com Adão de Castro informa em tempo real – on line – a posição do ônibus e projeta o tempo que o mesmo vai levar para chegar ao ponto de embarque do usuário. Através do celular, por exemplo, qualquer pessoa poderá ter informação referente à qualquer uma das linhas municipais.
LEIA TAMBÉM:
Ônibus terão monitoramento em tempo real
Cigo App
Já o sistema da Cigo Tecnologia, empresa desenvolvedora de aplicativos com as mais variadas finalidades e que tem um de seus escritórios em Gravataí, também promete disponibilizar monitoramento em tempo real só que, além das linhas municipais, também das intermunicipais.
A ideia é que o aplicativo esteja disponível no segundo semestre deste ano – encontra-se em testes atualmente – em todas as plataformas e sistemas operacionais, de acordo com um dos diretores da Cigo na cidade, Alex Wildner.
A proposta é praticamente a mesma do sistema que está sendo finalizado pela Prefeitura com a Conecta: disponibilizar a pesquisa dos itinerários e horários dos ônibus, além dos pontos de parada e a previsão de chegada.
O plus da Cigo é que o usuário poderá favoritar no seu equipamento, celular, desktop ou tablete, o itinerário que mais usa para ir à escola ou trabalho, por exemplo, evitando que a cada acesso tenha que cumprir todas as etapas de pesquisa.
— O aplicativo Cigo também possui um canal inteligente com locais de interesses na cidade, que vai facilitar a busca por informações de estabelecimentos em geral e órgãos públicos, entre outros — disse Alex.
O diretor da empresa não quis comentar o montante financeiro investido no desenvolvimento da tecnologia, alegando que há um acordo com a Sogil para que certos detalhes do sistema não sejam tornados públicos
Alex revelou, entretanto, que o monitoramento também vai empregar o sistema GPS de localização e que os equipamentos necessários já estão na grande maioria dos 312 ônibus que a Sogil tem na frota para o transporte de passageiros nas linhas municipal e intermunicipal. O lançamento está previsto para o mês que vem, sem data definida ainda.