A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou o Programa Saúde Mais, iniciativa que tem como objetivo qualificar os atendimentos e reduzir o tempo de espera nos serviços de saúde do município. A ação prevê o cadastro e a atualização dos dados de todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que pode ser feita em qualquer unidade de saúde da cidade.
Com as informações atualizadas, o sistema passa a facilitar o agendamento de consultas, o acesso a exames e o acompanhamento do histórico de vacinação de cada paciente. Para a secretária da SMS, Bianca Breier, a medida representa um avanço importante na gestão do atendimento.
“Isso é muito importante pois, com o histórico completo do paciente, podemos atender de forma mais rápida e eficiente. Desta forma, haverá maior eficiência no planejamento das ações de saúde”, destacou.
A secretária ressaltou ainda que o recadastramento é necessário para a liberação de financiamento do SUS pelo governo federal, que passa a valer a partir de janeiro do próximo ano.
Prazo e funcionamento
Os usuários terão 60 dias para realizar o cadastro. Quem não puder comparecer à unidade de saúde de referência deve comunicar o local, para que a atualização ocorra de forma domiciliar.
Após o prazo, aqueles que não tiverem se recadastrado serão convocados pelo Diário Oficial do Município e terão mais um mês para a regularização. Pacientes que permanecerem sem cadastro atualizado terão o acesso aos serviços de saúde bloqueado até a regularização.
O atendimento para o recadastramento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante apresentação dos seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.)
- CPF
- Cartão do SUS
- Comprovante de residência