Em 2024, a vacina contra a covid-19 passa a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação Infantil, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A decisão do Ministério da Saúde, baseada em evidências científicas mundiais e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no país, começa a ser válida a partir do dia 1º de janeiro. Com isso, todas as 29 unidades de saúde de Gravataí aplicarão as doses para esse público-alvo.
O esquema vacinal será composto por três doses. A segunda dose deverá ser administrada quatro semanas após a primeira dose, e a terceira dose será aplicada oito semanas após a segunda dose.
“Ao analisar os dados no Brasil, foi observado uma diminuição dos casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) a partir do segundo semestre de 2022, o que pode indicar que a ampliação da vacinação contra a covid-19 para a população infantil contribuiu para a diminuição dos casos de SIM-P”, afirmou o Ministério da Saúde na nota técnica que trata da incorporação do imunizante ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça que todas as 29 unidades de saúde municipais também seguem aplicando o imunizante contra o coronavírus para todos os demais públicos. Além disso, a SMS reitera que é fundamental que as pessoas completem o esquema vacinal contra a covid-19 para que casos mais graves da doença sejam evitados.