Que alegria! Vamos ter Feira do Livro de novo na aldeia! E desta vez, estarei autografando meu novo “filho”, a novela “É mais simples do que parece”. Um pocket de 44 páginas, mas com uma história profunda. Sobre amor, desejo, afetos e preconceitos. Sobre um sentimento que é sempre intenso, não importa gênero, cor ou idade dos envolvidos. Sobre ser feliz, acima dos padrões e das ideias de uma pretensa normalidade. É uma história sobre amor, seja do jeito que for.
A sessão de autógrafos será no dia 2 de setembro, às 16h, na Casa do Clube Literário de Gravataí, que é um dos homenageados da Feira nesta edição. E meu livro também estará à venda lá durante os dias do evento, que começa na quarta-feira, dia 30 de agosto, e vai até o domingo, 03 de setembro.
Por falar em homenagens… Três pessoas que deixaram muitas saudades na cultura de Gravataí dão nome aos espaços principais da Feira. O Palco foi batizado como Espaço Musical Mestre Ivam, em reverência ao nosso querido músico, mestre e regente Ivam Silveira de Souza, que partiu no último dia 10. O palco principal leva o nome do ator Sirmar Antunes, que tanto nos orgulhou em filmes e séries. E a tenda de Contação de Histórias homenageia minha querida amiga Denise Pacheco Lopes, nossa eterna Medonha.
Feira do Livro também é encontro de amigos. Vários estarão autografando, contando histórias e participando de outras atividades. Recomendo olhar com atenção a programação completa. Mas destaco que na quarta-feira, às 18h, haverá um bate-papo sobre os 25 anos do Clube Literário, com mediação do colega Cláudio Wurlitzer. Na quinta, a agenda do Clube é dupla: às 17, tem oficina de “Diccção, oratória e a arte de declamar”, com um dos maiores declamadores da Aldeia, Círio de Melo, e nossa presidente Ângela Xavier (quem já a viu declamando, sabe da força); e às 19h, é a vez do nosso amado sarau, com participação da maravilhosa Banda Hora Extra,
A noite de sexta-feira vai ser intensa, senhores e senhoras…Às 17h. Ângela lança seu romance O Espelho de Inajara. Às 18h, acontece o bate-papo com o Coletivo de Escritores Negros, sobre Representatividade na literatura. Depois, às 19h30min, Ângela Xavier faz sua performance de Quarto de Despejo, a obra icônica de Carolina Maria de Jesus. E às 20h30min, o palco é da nossa diva Glau Barros, com o show Brasil Quilombo.
No sábado, tem meu querido editor Carlos Albani (vulgo Inventor do Vento) autografando seu novo livro, “Você pode levar o cavalo beber água”, às 15h, no Espaço do Autor. E logo depois, essa escritora aqui autografa o novo rebento, às 16h, na Casa do Clube Literário.
No domingo, tem mais Clube, com contação de histórias para os pequenos: às 11h, O Lanceirinho Negro, com Ângela Xavier, e às 11h30min, Meu Artista Favorito, com Denis Bueno. O dia também é de programação do Clube Literário Jovem, sob o comando da Vallentina Xavier Freitas. E às 17h. tem sarau do Coletive Arts.
Quanta coisa boa!
Voltando ao livro “É mais simples do que parece”, a edição e impressão são um trabalho do selo Cavalgando o Vento, do projeto de mesmo nome capitaneado pelo professor, músico, escritor Carlos Albani, o Inventor do Vento. Uma amizade que nasceu nos saraus do Clube. E depois de ver o livro que ele editou para a Ângela (Tornando-se), vi a possibilidade de trazer ao mundo essa novela pela qual tenho tanto carinho.
Foi Albani também quem escreveu a apresentação da contracapa, que me deixou emocionada. Tão bom quando nossa escrita toca as pessoas! Era tão destino que essa novela fosse editada pelo Cavalgando o Vento, que mesmo sem conhecer meu primeiro livro o editor usou a praticamente a mesma cor de capa do Brado Carmesim. Não foi proposital, mas sim a magia da literatura.
E achei isso muito simbólico, porque uma história que defende a liberdade de amar pode ser considerada um grito contra a homofobia, a intolerância, o machismo, o racismo, todo tipo de preconceito. Sem querer parecer pretensiosa, mas “É mais simples do que parece” vem trazer a mensagem de que o mundo precisa de mais amor e menos julgamentos. Espero que toque os corações de quem se permitir à leitura.
Viva o amor, seja como for!
LANÇAMENTO DO LIVRO
É mais simples do que parece, de Jeane Bordignon
: Quando – 2/9, às 16h
: Onde – Casa do Clube Literário, na Feira do Livro de Gravataí (Parcão da 79)
: Como adquirir – com a autora, no Whatsapp 51 992518314
: Valor – R$ 25
FEIRA DO LIVRO DE GRAVATAÍ
: Quando – 30/8 a 3/9
: Onde – Parcão de Gravataí (Avenida Dorival de Oliveira, parada 79)
Acesse a programação clicando aqui.