Gravataí ampliou a validade credencial de estacionamento para idosos de 2 para 5 anos, por orientação do governo federal.
As vagas preferenciais são indicadas por pinturas no chão ou placas, tanto em locais públicos, nas ruas ou em estabelecimentos privados como em shoppings, comércios, hospitais, entre outros.
De acordo com o secretário adjunto da Semurb Flávio Ribeiro, estacionar em uma vaga destinada ao idoso, sem portar o cartão do estacionamento do idoso, pode causar a autuação do veículo como cometendo uma infração de trânsito, mesmo que o motorista não esteja presente.
A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo da vaga para o pátio do Detran, onde o proprietário terá que pagar uma taxa para remover o veículo.
O documento é aceito em todo o Brasil, com determinações variando de um município para o outro. Na área azul, em Gravataí, é possível ficar duas horas na vaga, sendo a primeira hora gratuita. A credencial deve sempre ficar visível no painel do veículo estacionado junto às vagas.
Flávio explica que o documento é emitido gratuitamente, sendo isento de pagamento. O documento pode ser feito de forma online ou, em caso de dúvidas, é possível ligar para o setor de Transportes nos telefones (51) 3600.7114, (51) 3600.7115 ou no e-mail semurb.transportes@gravatai.rs.gov.br.
O atendimento presencial é de segunda à sexta, das 9h às 17h, na rua Ibirapuitã, 885, bairro Castelo Branco, Gravataí.