JEANE BORDIGNON

Vem caminhar com a gente pela História da Aldeia!

O Dia Estadual do Patrimônio 2023 está chegando. E para marcar o 17 de agosto, Gravataí também terá uma programação no final de semana em que se celebra a data. No sábado, 19 de agosto, acontece a segunda edição da Caminhada Cultural, organizada pela Setorial de Patrimônio Material e Imaterial do Conselho Municipal de Cultural, junto com Projetos Culturais Irmãs TM e Projeto Cidade Histórica.

Dessa vez, o roteiro vai começar no nosso Museu Municipal Agostinho Martha. O prédio que por tantos anos guardou nosso patrimônio e Arquivo histórico, superou um incêndio e toda a movimentação do entorno, segue como um exemplo de resistência. Que nos inspira a continuar lutando pelos espaços de cultura e patrimônio da nossa cidade, e para que a memória não seja destruída.

A próxima parada será na Fonte do Forno, que também guarda muita história. Hoje em dia é difícil imaginar que em outros tempos não havia água encanada, e as pessoas precisavam se abastecer em fontes e bicas. Inaugurada em 1868, a nossa Fonte do Forno deu até origem a uma lenda: dizia-se que quem bebia de sua água, jamais iria embora da cidade. Hoje a construção em forma de abóbada só nos abastece de história.

Na sequência, passaremos pelas praças centrais e os principais patrimônios que as rodeiam: a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, o sobrado em estilo colonial que sedia a Prefeitura Municipal e o Colégio Dom Feliciano. O “Domfa”, para os íntimos, foi o primeiro colégio particular da cidade e recebeu o nome em homenagem ao primeiro Bispo do Rio Grande do Sul, nascido na nossa aldeia. Sabe aquele busto na praça em frente à Igreja, pelo qual você deve ter passado várias vezes sem perceber? É do bispo Dom Feliciano.

A próxima parada será no Quiosque da Cultura, essa construção diferentona, que até lembra um disco voador, e que é uma casa pro povo das artes. Quantos saraus lindos já fizemos ali? Quantas exposições lindas e potentes já passaram por lá? Quantas vidas foram transformadas nas oficinas? Ainda não estou preparada para perder o Quiosque como espaço da nossa cultura, nas mudanças que estão ocorrendo. Mas isso é assunto para outra coluna.

Seguiremos até a Capela Santa Cruz, que talvez seja a edificação mais antiga da aldeia. Não se tem informação de quando foi construída, mas há versões de que teria sido erguida pelos índios guaranis, outras fontes atribuem a pessoas escravizadas.O que se sabe é que em 1909 a capelinha estava em ruínas, sendo reformada de 1909 a 1944.

Enfim, por volta das 16h30h, chegaremos ao último ponto da nossa caminhada: o Clube Seis de Maio, considerado a primeira entidade cultural de Gravataí ligada ao Movimento Negro. Além de saber mais sobre espaço tão importante, teremos um momento de falas sobre o Quilombo Manoel Barbosa e sobre o trabalho da Setorial de Patrimônio.

Para fechar essa tarde com chave de ouro, confraternizaremos num sarau especial com o Clube Literário de Gravataí e o grupo Cavalgando o Vento. Se eu estou feliz e empolgada? Muito! Tenho certeza que vai ser um dia lindo!

Então, segue as informações abaixo, e vem com a gente também!

Ah, a Caminhada Cultural está sendo organizada por um time de mulheres incríveis: Helena Thomassim Medeiros, Marlí Aparecida Thomassim Medeiros, Sarah Wavginiak (também responsável pela criação do material gráfico), Fabiana Perondi e essa que vos escreve. Nos apoios, temos a Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio (local da confraternização); Clube Literário de Gravataí e Cavalgando o Vento (apresentações) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), que auxiliará com infraestrutura e suporte na impressão de material gráfico. Auxiliando na divulgação, temos ainda:o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí (SPMG), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Secretaria Municipal de Educação (SMED), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (CAERGS) e Urbano Coworking.


SERVIÇO

2ª CAMINHADA CULTURAL: Centro de Gravataí 

Data: 19/08/2023

Início: 14h

Local de partida: Museu Municipal Agostinho Martha (R. Nossa Sra. dos Anjos, 541 – Centro, Gravataí – RS)

ENCONTRO PÓS CAMINHADA

Horário: 17h

Local: Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio (Rua Castilho Inácio Barcelos, 1-241 – Oriçó, Gravataí)

Mais informações: https://instagram.com/projetosculturaisirmastm

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa News

Publicidade