política

Vereadora de Gravataí é ameaçada de morte e alvo de fake news sobre prisão; A Princesa Isabel e as escravidões

Márcia Becker foi eleita para seu primeiro mandato com a bandeira da causa animal

Não anda fácil a vida de Márcia Becker (MDB) desde que foi a 'Princesa Isabel' dos cavalos e venceu a parada contra a máfia que explora carroceiros, como tratei em artigos como Vereadores aprovam fim das carroças em Gravataí: ’Não deixarei carroceiros desassistidos’, garante prefeito Zaffa; Assista e siga os votos e O fim das carroças em Gravataí e o açoite da verdade.

A vereadora eleita pela causa animal registrou ocorrência policial por ameaças de morte, já dirigiu para fugir de uma suposta emboscada e, na noite desta segunda-feira, foi alvo de uma fake news de que teria sido presa.

– Não vão me calar – avisa.

– Já aviso: ainda tenho muitas outras brigas para comprar pelos animais em meu mandato.

A parlamentar, segunda mais votada em 2020 com 2.573 confirma nas urnas, tem uma coleção de mensagens, por WhatsApp e em seu perfil de Facebook, onde recebe ameaças de morte.

“… Vai morrer vagabunda (…) mais um cavalo preso e é tua família toda morta (…) não bate de frente com o crime…” “… Já sabemos teu endereço (…) tu vai nos ver pessoalmente”, dizem algumas das mensagens.

– Um carroceiro de quem já tirei nove animais maltratados me perseguiu em uma kombi, mas consegui fugir – conta.

Nesta segunda à noite, áudios circularam em grupo com carroceiros ‘informando’ sobre a prisão da vereadora por supostamente comercializar carne dos cavalos apreendidos, que na verdade são encaminhados para fieis depositários, ou protegidos na Unidade de Saúde Animal de Gravataí Priscilla Bittencourt, novo nome do canil municipal.

Dos Grandes Lances dos Piores Momentos, em um dos áudios, um homem fala sobre a prisão e, ao fundo, é possível ouvir o trote do animal em uma rua pavimentada:

– É, a Márcia Becker foi presa, tava vendendo cavalo pra carnear – diz.

Em um dos grupos um interlocutor tenta desmentir a fake news mas também é ameaçado.

– Vou parar ou vão me matar – diz ele, em áudio para a vereadora.

Para se ter ideia do alcance de uma fake news, a notícia chegou a circular no meio político e recebi mensagens perguntando se era real a prisão.

Ao fim, minha solidariedade a Márcia Becker, que não enfrenta apenas a impopular “retirada do sustento de gente pobre”.

Para quem não sabe, a lei de retirada gradual dos veículos de tração animal das ruas não atinge apenas famílias que vivem de serviços usando carroças. Há um comércio de aluguel de animais, alguns explorados por até 24h em diferentes lugares.

É um debate sério e que mexe com nossa humanidade, nos pesos e contrapesos dessa verdadeira escravidão animal e humana.

Indiscutível é o sacrifício a que são submetidos os animais, e se você tem estrutura emocional, veja fotos de resgates no perfil da vereadora clicando aqui.

Assim como também é responsabilidade dos políticos olhar para a gente simples que hoje vive disso e cuja voz é tão impotente quanto a de um cavalo açoitado.

Uma demonstração de compromisso do governo já foi dada dois dias após a lei ser sancionada.

Para essas famílias realmente carentes não ficarem desassistidas, como prometeu o prefeito ao Seguinte: em Vereadores aprovam fim das carroças em Gravataí: ’Não deixarei carroceiros desassistidos’, garante prefeito Zaffa; Assista e siga os votos, um grupo de trabalho formado na Prefeitura já realizou uma primeira reunião, comandada pelo próprio Zaffa, como reportei em Zaffa comanda primeira reunião de grupo de trabalho para aplicar lei do fim das carroças em Gravataí.

Fato é que, se a lei for bem aplicada, serão duas escravidões abolidas.

Me é cara frase de Abraham Lincoln, autor do Ato de Emancipação, em 1863:

– Se a escravatura não é má, nada é mau.

E, cuide-se, Márcia. Não trate as ameaças apenas como bravata. A causa animal de Gravataí precisa de ti na Câmara.

 

Para conhecer Márcia, assista vídeo que o Seguinte: fez antes de ser eleita

 

Participe de nossos canais e assine nossa NewsLetter

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Conteúdo relacionado

Receba nossa News

Publicidade