Histórica, mas sem surpresas. Mesmo que fosse tarde de uma eleição que valeria a Prefeitura da terceira economia gaúcha, a cerimônia de posse dos 21 vereadores eleitos de Gravataí, na tarde deste domingo (1º/01), aconteceu sem surpresas na Câmara de Vereadores.
O plenário ficou lotado por políticos e, principalmente, familiares dos eleitos e reeleitos.
Já na chegada os que voltam e os novos parlamentares encontraram uma pasta sobre as mesas a eles destinada, com boas vindas da diretora geral Letícia Fischer, além de um kit com orientações gerais, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara.
Antes mesmo do horário marcado para o início do ato – 17h – o plenário já estava praticamente lotado. Entre os políticos, os ex-prefeitos Daniel Bordignon (PDT) e Marco Alba (PMDB), o deputado federal, Jones Martins (PMDB), e o ex-vice-prefeito, Francisco Pinho (PSDB).
: Plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado por políticos e familiares dos empossados
O ritual
A solenidade oficial constou do juramento, feito por todos os 21 vereadores e, em seguida, assinatura do termo de posse. Os vereadores Nadir Rocha e Evandro Soares, que estavam dirigindo o ato, cumpriram o ritual da mesa diretora, onde se encontravam.
A novidade entre a nova composição do legislativo de Gravataí foi a presença de apenas uma mulher como vereadora eleita, a professora Rosane Massulo Bordignon, do PDT, a última a ocupar seu lugar nesta tarde.
Depois de todos realizarem o juramento e assinarem o termo de posse, o vereador Evandro Soares – que estava secretariando a solenidade – declarou empossados os 21 parlamentares, exatamente as 17h58min.
Eleições
Depois de um recesso de cerca de cinco minutos começaram as eleições, individuais, do presidente da Câmara, do vice-presidente, do primeiro e segundo secretários. Para todos os cargos foram apresentadas candidaturas.
PRESIDENTE
– Nadir Rocha (PMDB) – 12 votos
– Bombeiro Batista (PSD) – 6 votos
– Demétrio Tafras (PDT) – 3 votos
VICE-PRESIDENTE
– Alex Tavares (PMDB) – 12 votos
– Wagner Padilha (PSB) – 6 votos
– Alex Peixe (PDT) – 3 votos
PRIMEIRO-SECRETÁRIO
– Airton Leal (PV) – 12 votos
– Alex Peixe (PDT) – 9 votos
SEGUNDO SECRETÁRIO:
– Jô da Farmácia (PTB) – 12 votos
– Wagner Padilha (PSB) – 9 votos
Depois de encerrada a solenidade na Câmara, o presidente Nadir Rocha passou o cargo a Alex Tavares e se dirigiu ao Paço Municipal onde assumiu interinamente o comando da Prefeitura de Gravataí, até as eleições que serão realizadas dia 12 de março.
ACOMPANHE NAS PRÓXIMAS POSTAGENS A POSSE DE CADA VEREADOR, E O ATO DE TRANSMISSÃO DE CARGO DE MARCO ALBA PARA NADIR ROCHA NA PREFEITURA