No Designated Survivor Viamão, o segundo vice-presidente da Câmara Evandro Rodrigues (DEM) acaba de assumir a Prefeitura.
É o segundo ‘camerlengo da Sé vacante’ após o falecimento do prefeito interino Valdir Elias, o Russinho, pela COVID-19, e Nadim Harfouche (PSL) ter sido ‘Miss Colômbia’, com a coroa retirada pela Justiça após menos de 24 horas.
Para completar o thriller político, a assombrada cadeira pode voltar para André Pacheco até 10 de agosto, prazo em que encerram os 6 meses de afastamento do prefeito eleito nas urnas por suspeitas de corrupção apontadas na ‘Operação Lava Jato de Viamão’, que tratei em artigos como ’Lava Jato de Viamão’: os diálogos entre o prefeito e o vereador.
Após mais de um dia sem prefeito, Evandro assinou na tarde deste domingo ata de posse levada à Câmara pelo secretário da Administração, Orlando Gomes. A operação se deu assim para o ‘filho político’ de Russinho assumir:
1.
Xandão Gomes (Republicanos) comunicou à Câmara a renúncia da presidência, que como vice-presidente ocupava em substituição a Dilamar de Jesus (PSB).
O presidente eleito aplica desde o falecimento de Russinho uma conveniente licença-saúde, já que pela linha sucessória teria que ser ele o prefeito interino e, como ordenador de despesas, ficaria impedido de concorrer à reeleição em 2020 – mesma justificativa de Xandão para não assumir a Prefeitura.
2.
Segundo vice, Evandro assumiu a presidência da Câmara e, com a antecedência regimental, convocou uma sessão extraordinária para a próxima terça-feira, 28, às 15h, para dar posse ao vereador suplente Luciano Alves (PSB) e também realizar eleição complementar para preenchimento do cargo vago de segundo vice-presidente.
3.
Em nota, a Câmara informou que “conforme decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Viamão, deve ser obedecido, quanto ao exercício da substituição do cargo de prefeito, estritamente a determinação do Regimento Interno, artigos 12 e 16, tratando-se de norma imperativa, que não pode ser afastada pela vontade pessoal de seus componentes, salvo por renúncia ao cargo exercido”.
Assim, seguindo-se a linha sucessória da Mesa Diretora, Evandro Rodrigues assumiu a Presidência e, em consequência, a Prefeitura até então acéfala.
Aos que não assistiram, recomendo Designated Survivor. O ‘Servidor Designado’ é um funcionário do governo norte-americano escolhido aleatoriamente que, sem saber, é embarcado no Air Force One na noite do discurso do Estado da União, para o caso do presidente e seu gabinete restarem mortos. Como uma explosão provoca a tragédia no Capitólio, sem votos, Tom Kirkman assume a Presidência dos EUA.
A diferença é que a série Netflix é um ‘House of Cards do bem’, no qual o servidor designado é um outsider e toma decisões bem diferentes da política tradicional, pensando no interesse público e coletivo, não apenas em se dar bem na próxima eleição.
Já em Viamão o esquife do prefeito Russinho era aplaudido pelas ruas em cima de um caminhão de bombeiros enquanto tenebrosas articulações aconteciam nos bastidores, em um roteiro inimaginável em que até PDT e PT votaram no PSL de Bolsonaro para governar Viamão.
Ao fim, fiz um spoiler para o leitor saber o que está acontecendo neste domingo histórico para Viamão. O jornalista Cristiano Abreu, que está desde cedo circulando entre a Prefeitura e a Câmara testemunhando os fatos e ouvindo as diferentes narrativas, ainda hoje conta tudo em detalhes no Diário de Viamão.
LEIA TAMBÉM
Nadim Harfouche: Prefeito de Viamão por um dia
Sessão da Câmara que escolheu novo prefeito de Viamão tem série de ilegalidades, diz especialista
Justiça anula sessão da Câmara, e Viamão está novamente sem prefeito