Lamentável o vídeo postado pela Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC) protestando contra o prefeito Miki Breier e o governador Eduardo Leite pelas restrições impostas pelo Distanciamento Controlado do Governo do RS, que mantém a Região Porto Alegre na bandeira vermelha, de alto risco para o novo coronavírus.
Reputo uma falsa e autofágica polêmica, essa dos ‘CNPJs’ vs. ‘CPFs’ – como se um existisse sem o outro.
É uma delinquência intelectual que alimenta desinformados, informados do mal e uma minoria (porém, composta por milhares) de covidiotas, que, com base nas pesquisas, já calculei em Os 15 mil covidiotas e a demitida do Leblon entre nós.
Assista e, abaixo, comento
Vivemos a maior crise econômica da nossa história moderna.
Conforme o IBGE, o Brasil tinha 2,776 milhões de empresas em funcionamento na segunda quinzena de junho. 62,4% delas informaram que a pandemia do novo coronavírus afetou negativamente suas atividades.
Mas também vivemos a maior crise sanitária da história moderna.
A ciência mostra que, sem o distanciamento, a pandemia estaria ainda mais fora de controle. Reclamar que o comércio está fechado é uma meia verdade, e meias verdades tem sempre uma metade mais próxima da mentira. O que experimentamos no Rio Grande do Sul é um distanciamento fake, mais descontrolado do que controlado, uma lei vampeta, na qual uns fingem que fecham, outros fingem que fiscalizam. As lojas podem vender na porta, por exemplo.
Resolve? Obvio que, a curto prazo, não. Mas o ‘novo normal’ obriga a reinvenção do comércio, infelizmente. Mesmo se hoje as pessoas fossem vacinadas, abrir tudo não seria garantia da retomada da economia, seja pela falta de dinheiro dos consumidores, muitos desempregados, ou pela urgência de poupança entre aqueles que ainda tem emprego, mas, não sabem até quando.
No vídeo-protesto há inclusive um inconsequente pedido para volta das crianças às aulas. Entre alunos, professores, trabalhadores da educação e transporte, pais, amigos e vizinhos, estamos falando de mais de 50 mil pessoas relacionadas. “Colocar 20 crianças numa sala de aula implica em 808 contatos cruzados em dois dias”, alerta grupo de especialistas em planejamento da Universidade de Granada, sobre a volta às aulas em setembro… na Espanha!
Impera perguntar:
– Qual a solução?
"Abrir mais leitos", sugere o cartaz que empunha uma das pessoas no vídeo-protesto, certamente comerciante que há quatro meses sofre com falta de ar a cada fim de mês perpétuo, com boletos chegando e funcionários para pagar.
Fato é que Cachoeirinha abriu 61 leitos. O Estado, mais de 1000. Mas, como aconteceu no mundo todo, e o exemplo trágico testemunhamos nas europeias Itália e Espanha, e no impearial EUA, não foi suficiente frente à virulência da “gripezinha”, do “resfriadinho”.
No artigo Com gente até em maca, Gravataí e Cachoeirinha seguem em alto risco; o alerta de lockdown, publicado domingo pelo Seguinte:, trouxe um dado avassalador:
O alerta de lockdown se mantém porque a taxa de pacientes covid se iguala pela primeira vez a não-covid na Região Porto Alegre. O mapa de leitos do Estado mostra que na região, às 14h deste domingo, tem nas UTIs 50.8% dos pacientes não-infectados, e 49.2% infectados ou sob suspeita pelos sintomas de SRAG, a síndrome respiratória aguda grave. É um dado arrasador para qualquer argumento negacionista, covidiota: há menos de 60 dias eram 9.1% com a COVID.
Apelo: tirem do ar esse vídeo 'terraplanista'! Não há um ganho possível sequer. Não sejam confundidos com mercadores da morte. Vendas de Dia dos Pais não serão a salvação. É sim um custo alto para disseminar uma postura negacionista. O ‘efeito’ Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados nos números da COVID-19 servem de alerta. Cachoeirinha passou a ter incidência de casos superior ao ‘epicentro’ Porto Alegre. A ‘ideologia dos números’ nos aproxima mais de fechar do que abrir tudo.
Só não chamo aberração, porque pelo menos Cloroquina nenhum cartaz receitou. Mas mnter esse vídeo-protesto nas redes sociais é o mesmo que sustentar que só a ACC está certa, e o mundo está errado. Ou o presidente Cleber Rodrigues Soares vai concorrer ao comando da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Cachoeirinha não sabia?
Dado desta quinta: o PIB dos EUA já caiu 30% em relação ao ano passado. É uma tragédia do mundo.
Ao fim, lojistas, cuidado! Vivemos a cultura do cancelamento. Eu sou um dos que não se permitem consumir produtos de quem não respeita as quase 100 mil mortes pela COVID-19 no Brasil.
LEIA TAMBÉM
Gravataí é bandeira preta; é o pior momento
Metade de Gravataí e Cachoeirinha tem doenças que potencializam a COVID 19; alerta aos covidiotas
Perdi meu pai para COVID 19; o depoimento de uma gravataiense
O desabafo de um amigo por mais uma vítima da COVID 19 em Gravataí
Gravataiense ainda luta contra COVID 19; ’é uma doença de solidão’
Não vai ter helicóptero distribuindo Cloroquina pelos céus de Gravataí
Clique aqui para ler a cobertura do Seguinte: para a crise do coronavírus